Consórcio PCJ expõe suas atividades de gestão de recursos hídricos a representantes de universidades internacionais

Troca de experiências aconteceu na Dae Jundiaí, na última quarta-feira (08), com rede acadêmica de colaboração global

A comitiva da University Global Partnership Network (UGPN), rede acadêmica de colaboração formada pela Universidade de São Paulo (USP), a North Carolina State University, nos Estados Unidos, a University of Surrey, no Reino Unido, e a University of Wollongong, na Austrália, está visitando a Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ). Na última quarta-feira (08), a visita ocorreu na DAE Jundiaí, onde o grupo foi recebido pelas equipes das diretorias Operacional e de Mananciais, com a participação de técnicos do Consórcio PCJ, que apresentaram as atividades de gestão de recursos hídricos da entidade.

Os membros da comitiva conheceram de perto o funcionamento do Laboratório de Controle de Qualidade, na sede da DAE, a Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí, operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) no Jardim Novo Horizonte, e o Jardim Fepasa, onde foi implantada uma nova rede de esgoto.

Na sede da DAE, o assistente de projetos do Consórcio PCJ, Eduardo Paniguel Oliveira, apresentou um resumo da história da entidade e os principais resultados obtidos em 33 anos de atuação nas Bacias PCJ. “O Consórcio PCJ possui o diferencial de conseguir unir diferentes setores, como público, privado e rural, para debater a gestão da água, evitando conflitos e promovendo o desenvolvimento sustentável da região”, atentou Oliveira em sua apresentação.

O diretor superintendente de Gestão da DAE, Evandro Biancarelli, apresentou os dados sobre a empresa, como estrutura, atendimento e projetos. “Entre as cidades do nosso porte, Jundiaí é referência em saneamento em função do planejamento. Esta é uma oportunidade de integrarmos a empresa à experiência internacional e, ao mesmo tempo, de avançarmos ainda mais”, atentou.

“A DAE tem investido em tecnologia e na inovação dos processos, além de ter bons indicadores e práticas”, avaliou Tadeu Malheiros, professor e coordenador do projeto UGPN no âmbito da USP. Segundo ele, o objetivo é ter, no futuro, uma parceria com a DAE para a realização de pesquisas e capacitação.

José Cezar Saad, coordenador de projetos do Consórcio PCJ, acredita que o mais importante é a troca de experiência. “É uma oportunidade para mostrarmos o que fazemos e entendermos quais experiências podemos trazer para cá”, disse.

A visita da Comitiva UGPN integra o projeto “Moving the needle in WaSH R&D and impact: Global sharing of challenges and solutions”, que em tradução livre significa “Contribuindo para mudanças significativas em Pesquisa e Desenvolvimento, com impacto no saneamento e higiene: compartilhamento global de desafios e soluções”. No Brasil, o grupo visitou também o trabalho da Sabesp e vai conhecer a estrutura da Sanasa, nessa quinta-feira (09) e da USP São Carlos, no dia seguinte (10).

Apoio texto e fotos: ASSCOM/DAE Jundiaí

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo