Consórcio PCJ expõe suas atividades de gestão de recursos hídricos a representantes de universidades internacionais

Troca de experiências aconteceu na Dae Jundiaí, na última quarta-feira (08), com rede acadêmica de colaboração global

A comitiva da University Global Partnership Network (UGPN), rede acadêmica de colaboração formada pela Universidade de São Paulo (USP), a North Carolina State University, nos Estados Unidos, a University of Surrey, no Reino Unido, e a University of Wollongong, na Austrália, está visitando a Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ). Na última quarta-feira (08), a visita ocorreu na DAE Jundiaí, onde o grupo foi recebido pelas equipes das diretorias Operacional e de Mananciais, com a participação de técnicos do Consórcio PCJ, que apresentaram as atividades de gestão de recursos hídricos da entidade.

Os membros da comitiva conheceram de perto o funcionamento do Laboratório de Controle de Qualidade, na sede da DAE, a Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí, operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) no Jardim Novo Horizonte, e o Jardim Fepasa, onde foi implantada uma nova rede de esgoto.

Na sede da DAE, o assistente de projetos do Consórcio PCJ, Eduardo Paniguel Oliveira, apresentou um resumo da história da entidade e os principais resultados obtidos em 33 anos de atuação nas Bacias PCJ. “O Consórcio PCJ possui o diferencial de conseguir unir diferentes setores, como público, privado e rural, para debater a gestão da água, evitando conflitos e promovendo o desenvolvimento sustentável da região”, atentou Oliveira em sua apresentação.

O diretor superintendente de Gestão da DAE, Evandro Biancarelli, apresentou os dados sobre a empresa, como estrutura, atendimento e projetos. “Entre as cidades do nosso porte, Jundiaí é referência em saneamento em função do planejamento. Esta é uma oportunidade de integrarmos a empresa à experiência internacional e, ao mesmo tempo, de avançarmos ainda mais”, atentou.

“A DAE tem investido em tecnologia e na inovação dos processos, além de ter bons indicadores e práticas”, avaliou Tadeu Malheiros, professor e coordenador do projeto UGPN no âmbito da USP. Segundo ele, o objetivo é ter, no futuro, uma parceria com a DAE para a realização de pesquisas e capacitação.

José Cezar Saad, coordenador de projetos do Consórcio PCJ, acredita que o mais importante é a troca de experiência. “É uma oportunidade para mostrarmos o que fazemos e entendermos quais experiências podemos trazer para cá”, disse.

A visita da Comitiva UGPN integra o projeto “Moving the needle in WaSH R&D and impact: Global sharing of challenges and solutions”, que em tradução livre significa “Contribuindo para mudanças significativas em Pesquisa e Desenvolvimento, com impacto no saneamento e higiene: compartilhamento global de desafios e soluções”. No Brasil, o grupo visitou também o trabalho da Sabesp e vai conhecer a estrutura da Sanasa, nessa quinta-feira (09) e da USP São Carlos, no dia seguinte (10).

Apoio texto e fotos: ASSCOM/DAE Jundiaí

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo