Consórcio PCJ expõe atualidades do Projeto de Revitalização do Ribeirão Quilombo em Encontro Técnico da AESabesp

Aconteceu nessa semana, entre os dias 24 e 26 de novembro, o 31º Encontro Técnico da AESabesp, promovido pelo Associação de Engenheiros da Sabesp, que teve como tema central: “Saneamento ambiental: inclusão social para a cidadania”. O Consórcio PCJ apresentou na terça-feira (24) as últimas atualizações sobre o Projeto de Revitalização do Ribeirão Quilombo, que pretende retomar a qualidade da água desse curso d’água e torná-lo apto para o abastecimento no futuro.

A apresentação foi realizada pelo Assessor Técnico do Consórcio PCJ, Flávio Forti Stenico, que destacou a pactuação entre os municípios envolvidos com o projeto, o que desencadeou a criação do Grupo de Revitalização do Quilombo” para adoção de políticas públicas e medidas estruturais e não estruturais que viabilizem ações efetivas em prol da recuperação do Ribeirão.

Stenico também pontuou sobre o início do projeto, abordando as etapas de sensibilização da comunidade regional e dos gestores públicos sobre o tema, além de expor a concepção do diagnóstico da atual situação do saneamento ambiental, macrodrenagem e recuperação florestal da Sub-Bacia do Ribeirão Quilombo.

Foram apresentadas também, importantes iniciativas já desenvolvidas pelo Grupo de Revitalização do Quilombo, como por exemplo, o lançamento do Livro “Ribeirão Quilombo – o desafio de trazer a vida de novo”; Vídeo e Cartilha Institucional do Projeto; implantação de Reservatórios de Macrodrenagem nos municípios de Hortolândia e Campinas; modernização da ETE Quilombo em Nova Odessa; inauguração da ETE Boa Vista em Campinas; correção de 13 pontos de lançamento de esgoto in natura no município de Americana; plantios ciliares às margens do Ribeirão Quilombo em diversos municípios, entre outras.

Sobre o Encontro Técnico da AESabesp

Promovido há 31 anos consecutivos pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp destaca-se como um dos maiores eventos do setor de saneamento da América Latina, reunindo importantes nomes do setor, no qual se alia conhecimento técnico com interatividade. Totalmente em compasso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o evento reuniu especialistas de todo o Brasil para debater temas como desenvolvimento tecnológico e inovação, educação ambiental, eficiência energética, mudanças climáticas, redução de perdas, resíduos sólidos, saneamento rural e saúde pública entre outros.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo