Consórcio PCJ expande ações de Educação Ambiental para municípios além das Bacias PCJ

Convênio com a ARES-PCJ irá levar projeto Gota d’Água para 20 novas cidades

O Programa de Sensibilização e Educação Ambiental do Consórcio PCJ completa 25 anos de atividades em 2019 dando um importante passo ao expandir seu projeto Gota d’Água para além das fronteiras das Bacias PCJ. Nesse ano, graças ao convênio com a Agência Reguladora do Saneamento (ARES-PCJ), o projeto será aplicado em municípios associados ao Consórcio e à agência, o que ocasionará a aplicação em 20 novas cidades. A abertura do Gota d’Água 2019 acontecerá no dia 19 março, em Americana (SP).

A gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Sensibilização e Educação Ambiental, Andréa Borges, iniciou na última semana visitas às secretarias de educação, de meio ambiente e serviços de água das novas cidades participantes para apresentar o Consórcio e o Projeto para incentivar a participação na iniciativa.

Nesse ano o Gota d’Água terá como tema, “Desafio Água e Saneamento: Sua Gota faz a Diferença”. Serão realizadas capacitações com questões ligadas à sustentabilidade hídrica e a importância do saneamento para o desenvolvimento futuro. Após esses encontros, os educadores promoverão atividades em suas escolas, como feiras de ciências, com objetivo de incentivar os alunos a apresentarem soluções para os problemas apontados com temas trabalhados.

As secretarias de educação, meio ambiente e serviços de água estão sendo incentivados a trabalhar ações de educação e sensibilização ambiental com o público dito não formal, ou seja, com a população em geral.

No total, serão 10 encontros de capacitação divididos entre as cidades de Amparo, Atibaia, Campinas, Indaiatuba, Limeira, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e Sorocaba. O público alvo do projeto são educadores, técnicos das secretarias municipais de educação e dos serviços de água e esgotos dos municípios associados ao Consórcio PCJ e da ARES-PCJ, além de alunos da rede pública de ensino.

Ao final de 2019, ocorrerá o Seminário de avaliação, no qual os municípios participantes terão de desenvolver vídeos de até três minutos contando os resultados obtidos com o projeto a uma banca avaliadora, que entregará os prêmios de “Destaques do Ano” e “Sua Gota faz a Diferença” às melhores iniciativas.

A expectativa do Consórcio PCJ é que o Projeto Gota d’Água fomente nesse ano a capacidade criativa e inventiva nos alunos com foco na busca por soluções para a gestão da água e saneamento, baseadas na natureza. Mais detalhes sobre o projeto e o Programa de Sensibilização e Educação Ambiental do Consórcio PCJ, podem ser obtidos em www.agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo