Consórcio PCJ entregará demandas hídricas das Bacias PCJ ao Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, na próxima sexta-feira

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) realizará na próxima sexta-feira, dia 15 de maio, a 75° Reunião Ordinária do Conselho de Associados da entidade, em Americana (SP). O encontro contará com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que atendeu ao pedido do Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, para vir falar com os prefeitos da região sobre a crise hídrica.
Durante a reunião, a equipe técnica do Consórcio PCJ apresentará ao Ministro o cenário hídrico atual nas Bacias PCJ, projetando os reflexos e ações para enfrentamento da estiagem de 2015. Aproveitando a ocasião, a entidade entregará a Kassab, 22 projetos com termos de referências simplificados para ações e obras de ampliação da oferta hídrica na região.

Será entregue ainda documento com as demandas de investimentos para obras nas áreas de Recursos Hídricos, que os municípios associados estão enviando ao Consórcio PCJ. A reunião será aberta a todos os 76 municípios das Bacias PCJ (associados e não associados), mais às empresas associadas, e ao final do encontro o Ministro das Cidades fará atendimento individualizado aos prefeitos presentes.

Faz parte da pauta da reunião, o debate sobre a necessidade de agilização e desburocratização de aprovação de licenças de baixo impacto ambiental, como no caso de desassoreamento de rios, pequenos reservatórios, lagos e lagoas. A ideia do Presidente do Consórcio PCJ, Reinaldo Nogueira, é pleitear um convênio com a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo, para que essas licenças sejam municipalizadas. Nogueira tem feito reuniões com sindicatos rurais, além de encontros com o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Benedito Braga, sobre o tema.

O Consórcio PCJ lançará durante a Reunião Ordinária, Cartilha com as fontes de financiamento, atualizada recentemente pela equipe técnica, e será entregue em meio digital a todos os presentes.

Devido ao cerimonial do Ministro, é necessário que os órgãos de imprensa que desejem acompanhar a reunião se credenciem junto à Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ até às 11h da próxima quinta-feira, dia 14, pelo telefone: 3475-9408.

Serviço:
Evento: 75° Reunião Ordinária do Consórcio PCJ
Local: Hotel NOHOTEL, localizado na rua Ítalo Boscheiro, 555, Bairro Campo Limpo, Americana (SP).
Data: Sexta-feira, 15 de maio de 2015
Horário: A partir das 9h.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo