Consórcio PCJ entrega solicitação de recursos para construção do SAR-PCJ ao Governo de São Paulo

Presidente da entidade entregou ofício solicitando garantias financeiras para a obra ao Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, em evento do Governo Estadual, na cidade de Piracicaba (SP), na última sexta-feira (08)

O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira (SP), Mário Botion, a lado do secretário executivo, Francisco Lahóz, participaram de evento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, na manhã dessa sexta-feira, dia 08, em Piracicaba (SP), no qual o governador e seu secretariado, dentre as diversas atividades programadas, realizaram o atendimento individual de demandas dos municípios da região. Botion aproveitou a ocasião para entregar ofício ao Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, com a solicitação de reserva orçamentária pelo Governo do Estado para a construção do Sistema Adutor Regional das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (SAR-PCJ).

O SAR-PCJ irá distribuir a água armazenada nos reservatórios de Duas Pontes, no Rio Camanducaia, em Amparo (SP), e de Pedreira, no Rio Jaguari, na cidade de Pedreira (SP), para os municípios que não são diretamente banhados pelos rios que terão sua vazão regularizada, principalmente os localizados ao longo da calha dos Rios Atibaia, Capivari e Jundiaí, ampliando, assim, o número de habitantes que serão beneficiados com essa reserva hídrica e aumentando a segurança hídrica da região. Um estudo preliminar do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), datado de 2018, levando-se em conta a nova outorga do Sistema Cantareira e análises técnica, econômica e ambiental, atentou para a viabilidade da obra e sobre os possíveis traçados do SAR-PCJ, com potencial de atender até 27 cidades.

Com o avanço das obras das barragens em Amparo e Pedreira, que devem ser concluídas entre 2022 e 2023, os esforços da comunidade das Bacias PCJ no último ano tem sido de garantir a construção do SAR-PCJ para que todos os municípios da região sejam atendidos com a ampliação da disponibilidade hídrica que será gerada pelos novos reservatórios. Estima-se que a bacia tende a contar com mais 9 m³/s de vazão adicional. Cada 1 m³/s abastece um contingente aproximado de 250 mil habitantes, o que faz dessas obras uma importante ação para atender 2,25 milhões de pessoas.

No encontro com o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Botion pontuou sobre a importância do SAR-PCJ para o desenvolvimento das Bacias PCJ e a ampliação da segurança hídrica regional com construção da obra. Penido recebeu o ofício com a solicitação do Consórcio PCJ e informou que irá se esforçar junto ao orçamento do Governo de São Paulo para assegurar esses recursos para essa obra tão importante para a região.

No documento entregue ao secretário, o Consórcio PCJ apresenta sugestões para a atualização do traçado dos tramos que captarão a água das represas e informa que a expectativa de custos para essa obra é de R$ 600 milhões. Mais detalhes sobre o SAR-PCJ você encontra no site do Consórcio PCJ.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, também contatou no evento em Piracicaba, o superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca, para discutir sobre o estágio das obras das barragens de Amparo e Pedreira, além da importância do apoio do DAEE em reforçar junto à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente a necessidade de o Governo Estadual em incluir rubrica no orçamento de 2023, com recursos para garantir a construção do SAR-PCJ. A licitação do projeto básico está prevista para ocorrer no próximo dia 12 de abril.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo