Consórcio PCJ entrega proposta de ampliação da oferta de água nas bacias PCJ ao Governador Geraldo Alkimin

11/11/2011

O Consórcio PCJ liderou ação juntamente com prefeitos da região, vereadores, diretores de serviços de água e esgoto, ongs e membros dos Comitês PCJ com o objetivo de entregar e apresentar ao governador do estado de São Paulo, Geraldo Alkimin, o Programa de Ampliação da Oferta Hídrica, uma inciativa encabeçada pelo Consórcio que prevê incentivar a construção de pequenos reservatórios de água como forma de ampliar a oferta de água e diminuir a dependência dos rios principais e já sobrecarregados das nossas bacias.

O governador esteve em Campinas, nessa sexta-feira, dia 11, para anunciar as prioridades e a  agenda de investimentos programados para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), que contou com a presença de 19 prefeitos da RMC e de outras cidades das bacias PCJ. Alkimin pretende investir R$80 bilhões no Estado até o final de 2014.

Uma das propostas do Consórcio PCJ é que o Governo de São Paulo já garanta recursos para o orçamento de 2012, visando a implantação de barragens de caráter local e regional nas bacias PCJ e, também, de outras de âmbito na grande São Paulo.

“É importante destacar os estudos acerca das represas a serem construídas nos rios Jaguari e Camanducaia, ainda que visem o abastecimento das bacias PCJ, regularizando 6m3/s, eles contribuirão, direta ou indiretamente, para o equilíbrio do balanço hídrico da Macro metrópole de São Paulo”, explica o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Também foram do Programa para o Secretário estadual de recursos hídricos, Edson Giriboni, e para o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Barros Munhóz.

“Sentimos que o secretário Giriboni está valorizando alternativas para o fechamento do projeto da Macro metrópole que busca novas fontes de recursos hídricos na ordem de 20m3/s até 2020, porém, até o momento o que foi assegurado são 5m3/s de um reservatório a ser construído próximo a grande SP”, completou Lahóz.

O Programa de Ampliação da Oferta Hídrica, também atenta para a necessidade de se investir em pequenos reservatórios municipais como alternativa para o aumento da disponibilidade de agua para os diversos setores de consumo. O Consórcio PCJ tem realizado encontros com prefeituras interessadas na iniciativa e tem atentado para a importância de se investir nessa frente de ação, que poderá servir de modelo para outras bacias hidrográficas.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo