Consórcio PCJ elege sua nova diretoria e apresenta curso sobre eventos extremos em reunião no dia 11/02

09/02/2011

Evento anunciará Agência Reguladora Regional do Saneamento com 1 milhão de habitantes

 

O Consórcio Intermunicipal das Bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) promove, nesta sexta-feira (11/02), sua 66ª Reunião Ordinária quando será realizada a eleição da nova Diretoria para o biênio 2011 – 2012, que será realizada no Hotel Fonte Santa Teresa, em Valinhos (SP). A reunião também vai priorizar a postura da entidade em face aos eventos extremos, que consequentemente envolve o Sistema Cantareira, e quais medidas podem ser tomadas para evitar as calamidades e prejuízos verificados nos últimos períodos chuvosos de 2009 a 2011.

O evento contará com a presença do Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, que durante as discussões da outorga do Sistema Cantareira, em 2004, teve importante participação na implantação da gestão compartilhada e do Banco de Águas do sistema, o que favoreceu as bacias PCJ.

Diante das fortes chuvas registradas nos últimos anos as represas do Sistema Cantareira recuperara seus níveis de armazenamento de água, assim existe uma nova demanda: gerenciar o excesso de água em épocas chuvosas, além da escassez na estiagem. Para isso é necessário mudar a cultura de sua gestão e aplicação de nova regra operativas, hoje focada apenas no período de estiagem.

Durante a reunião acontecerá o lançamento do Projeto Semana da Água 2011 cujo tema é: “Afinal, que educação ambiental nós queremos”, um concurso sobre logo e slogan do projeto está em curso nas secretarias de educação das bacias. Além disso, serão capacitados alunos das redes pública e privada dos municípios sobre eventos extremos como, quais ações preventivas e de emergência devem ser tomadas em situações de enchentes, deslizamentos e tempestades.

Agência Reguladora Regional do Saneamento

Também serão apresentadas as novidades com relação à Agência Reguladora Regional do Saneamento. Após apresentar a proposta de um ente regulador para a região, a Secretaria Executiva do Consórcio PCJ realizou processos de esclarecimentos e coleta das assinaturas dos prefeitos no Protocolo de Intenções. Até o momento, 28  municípios assinaram o protocolo de intenções e destes, 18 já tiveram suas leis de adesão aprovadas pelas suas respectivas câmaras de vereadores.

A somatória da população desses municípios com leis aprovadas ultrapassou 1 milhão de habitantes e uma Assembleia Geral de constituição da Agência Reguladora Regional do Saneamento deverá ser convocada em breve.

O livro “O Valor da Água – Primeiros resultados da cobrança nas bacias PCJ”, será apresentado e divulgado oficialmente ao Conselho de Consorciados. O livro, escrito pelos jornalistas Liana John e Pyr Marcondes, traz informações sobre a história das bacias PCJ e a implantação da cobrança pelo uso da água.

Eleição e posse da nova diretoria do Consórcio PCJ

A eleição e posse dos membros da nova Diretoria do Consórcio PCJ ocorrerá durante a reunião. Prefeitos e representantes das empresas consorciadas escolherão seus representantes junto ao Conselho Diretor, que possui 1 presidente, 6 vice-presidentes (prefeitos) 3 vice-presidentes (representantes de empresas) e 13 conselheiros, sendo 08 prefeitos e 5 representantes de empresas. O mandato desses novos membros vai até 31 de dezembro de 2012.

 

Serviço:

Evento: Reunião Ordinária do Consórcio PCJ

Data e horário: 11/02/2011, a partir das 9 horas

Local: Hotel Fonte Santa Tereza

Endereço: Rua 12 de Outubro, nº 650 – Vila Santana – Valinhos / SP

  Evento anunciará Agência Reguladora Regional do Saneamento com 1 milhão de habitantes

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo