Consórcio PCJ e Usina São José compartilham experiências com a Universidade de Harvard

 

No dia 19 de janeiro, o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e a consorciada Usina São José, localizada no município de Rio das Pedras, receberam a visita de representantes da Universidade de Harvard (EUA), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (EUA), da Escola Politécnica da USP e da UNICAMP.

A visita faz parte das atividades de um curso que envolve 30 participantes com foco em “Energia, Água e Meio Ambiente” que, entre os dias 7 e 21 de janeiro, buscou o intercâmbio de experiências entre entidades brasileiras e americanas.

O professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, José Carlos Mierzwa, aponta que o curso e a visita técnica realizada propiciam o intercâmbio entre alunos, professores e entidades no Brasil e nos EUA, fomentando pesquisas e busca por soluções nas realidades dos países envolvidos.

Durante a visita técnica os representantes tiveram a oportunidade de conhecer os programas do Consórcio PCJ, seus consorciados e suas ações, além de conhecer as instalações da Usina São José, os processos de fabricação de etanol e açúcar e projetos ambientais em parceria com o Consórcio PCJ.

Segundo o engenheiro ambiental da Usina São José, Felipe Vitti “as plantas industriais de açúcar e álcool do Grupo Farias incentivam este tipo de iniciativa no sentido de apresentar os produtos nacionais e, principalmente, a responsabilidade ambiental nos processos produtivos da empresa”

Para o professor da Universidade de Harvard, Scot Martin “a realidade brasileira tem muito a contribuir com a formação dos participantes, com destaque a matriz energética, sendo predominante a utilização de recursos hídricos (hidroeletricidade) e a liderança mundial na fabricação e utilização de bicombustíveis”.

Atualmente, o Consórcio PCJ exerce a função de secretaria técnica da Rede Latino Americana de Organismos de Bacias, parcerias com diversos países e instituições nacionais e internacionais com vistas a promoção das ações da entidade e de seus consorciados e busca por soluções para a realidade das bacias PCJ.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo