Consórcio PCJ e Unicamp vão pesquisar alternativas para a renovação da outorga do Sistema Cantareira

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), firmaram nessa quinta-feira, dia 25, convênio para realização de estudos que buscarão alternativas para a ampliação da disponibilidade hídrica no Sistema Cantareira e também em outros mananciais, durante a abertura da Semana da Água 2013, ocorrida no Teatro Paulo Autran, em Americana (SP). A assinatura oficial do convênio foi realizada pelo Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, e pelos representantes da Unicamp, o professor e doutor Antônio Carlos Zuffo e o diretor José Teixeira, na presença de mais de 200 pessoas, entre autoridades municipais,  educadores e jornalistas.

O objetivo dessa iniciativa é subsidiar com informações adicionais os envolvidos com a renovação da outorga do Cantareira, no caso, a Agência Nacional de Águas (ANA), o Governo de São Paulo, por meio do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e da Sabesp, o Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). A cooperação visa apoiar o programa de monitoramento das águas e operação de reservatórios, com destaque ao Sistema Cantareira, uma vez que, pretende-se estudar regras operativas para o “Sistema Cantareira” e as bases para a renovação da Outorga de tal Sistema em 2014.

Reinando Nogueira, presidente do Consórcio PCJ, falou da importância do convênio com a Unicamp nas discussões sobre o Sistema Cantareira para as Bacias PCJ. “É importante dialogarmos com dados oficiais em mãos”, atentou Nogueira.

O Presidente ainda lembrou o engajamento regional com a educação ambiental. “Parabenizo a todos os gestores e autoridades que vestem a camisa na preservação da água na nossa região, que avancem cada vez mais”.

O Professor Zuffo, que será o responsável pela condução dos estudos, confirmou a intenção do presente estudo em ajudar com sugestões a renovação da outorga do Sistema Cantareira. “Coloco-me a disposição durante todo o período de estudos para participar dos debates sobre a ampliação da oferta hídrica nas Bacias PCJ”, afirmou ele.

Diversas autoridades estiveram presentes ao evento, como o promotor público do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), Ivan Carneiro. “É importante a parceria das entidades [Unicamp], o Consórcio PCJ tem reconhecimento internacional e grande respaldo político. Por isso devemos continuar unidos para compartilhar os desafios do Sistema Cantareira”.

O secretário executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, que estava representando o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Edson Giriboni, disse que o governo paulista está atento às discussões. “Com certeza o Governo do Estado está engajado nesta discussão e participará de todas as ações para que as necessidades da nossa região sejam atendidas pelo Sistema Cantareira”, discursou.

O vice-presidente dos Comitês PCJ e representante da Sanasa Campinas, Marco Antônio dos Santos, também declarou apoio às discussões do Sistema Cantareira. “A Sanasa está à disposição para colaborar com o tema para que as discussões cheguem a um bom termo”, disse Santos.

Semana da Água 2013 “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios”

O Projeto Semana da Água é realizado pelo Consórcio PCJ há 19 anos, sempre com um tema diferente a cada ano. Devido à importância do assunto para a sustentabilidade hídrica da região, a diretoria do Consórcio PCJ elegeu o Cantareira como o assunto das capacitações em 2013, com o slogan “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios”.

O Sistema é responsável por abastecer cinco milhões de pessoas nas Bacias PCJ e outras 9 milhões na Grande São Paulo, constituindo-se como central para o desenvolvimento das duas regiões.

Durante o primeiro semestre ocorrerão capacitações sobre o tema, visitas técnicas aos reservatórios do Sistema e até oficinas para elaboração de maquetes sobre o Sistema Cantareira. Para o dia cinco de junho, data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Consórcio PCJ programou a segunda edição da Virada Ambiental, onde os municípios participantes da Semana da Água desenvolvem ações ambientais com a comunidade local.

“A Semana da Água é um sucesso. Foi inspirada no modelo francês, mas demos nosso jeitinho brasileiro”, comentou na abertura o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, que foi, também, o primeiro coordenador do projeto.

A gerente de Gestão e Sensibilização, Andrea Borges, comentou que “o tema da Semana da Água para esse ano é complexo e desafiador, mas importante para movimentar a comunidade a participar das discussões sobre o futuro do desenvolvimento sustentável na região”.

Participantes aprovam Carta de Americana

Durante o evento, os participantes e membros do conselho de consorciados do Consórcio PCJ avalizaram e aprovaram o documento intitulado Carta de Americana. Nele, a comunidade das Bacias PCJ externam os desafios da ampliação da oferta hídrica e a necessidade de início das negociações sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira.

Num dos parágrafos, o documento discorre sobre a importância de um acordo que garanta água tanto para as Bacias PCJ como para a do Alto Tietê, onde está localizada a Grande São Paulo. “Insistir para que a construção deste novo texto da outorga represente o acordo harmonioso e participativo entre os diversos atores dos vários segmentos da sociedade, que garantirá a sustentabilidade hídrica das duas regiões através da Cooperação pela Água”.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo