Consórcio PCJ e seus associados visitam obra da Barragem de Pedreira

Com a presença de prefeitos, representantes de serviços e água e de empresas associadas, e integrantes dos Comitês PCJ, iniciativa conferiu estágio da obra que impactará a disponibilidade hídrica da região

O Consórcio PCJ em parceria com o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) promoveu na última quarta-feira, dia 18 de maio,  visita ao canteiro de obras do Reservatório na cidade de Pedreira (SP) ao lado de municípios e empresas associados, além de integrantes dos Comitês PCJ, com o objetivo de conferir o estágio da construção e, também, a segurança da barragem, que terá altura máxima de 50 metros, comprimento total de 650 metros, ocupará uma área total de 420 hectares com área do reservatório de 202 hectares com capacidade para acumular 31,9 milhões de metros cúbicos de água, permitindo o incremento na regularização de até 3,7m³/s a serem somados aos atuais 4,8m³/s de vazão média do Jaguari, totalizando uma vazão garantida de 8,5m³/s.

Estiveram presentes os prefeitos, Mário Botion, de Limeira, que também é o presidente do Consórcio PCJ, Estanislau Steck, de Louveira, e Luciano Almeida, de Piracicaba, que é o presidente dos Comitês PCJ. Além da presença das autoridades, participaram outras 15 pessoas, mais integrantes da equipe técnica do Consórcio PCJ.

A comitiva do Consórcio PCJ visitou todas as instalações da obra, inclusive o local onde será construído o eixo da barragem composto pelo maciço de terra e, também, as estruturas de concreto com a torre de regularização de descargas de fundo, vertedor, entre outros.

Durante a visita, o engenheiro do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Guilherme Marques, apresentou detalhes da obra, estágios de construção, prazos de entrega, impactos, compromissos ambientais e segurança da barragem. Segundo ele, o reservatório está sendo construído levando-se em conta o comportamento hídrico dos próximos 10 mil anos, o que demonstra a segurança do barramento.

A estrutura do barramento contará com vertedouro de 116 metros e capacidade de até 1.542 m³/s (TR 10.000 anos), portanto, sem riscos de comprometimento da estrutura do maciço do barramento, além da bacia de dissipação, galeria de adução, tomada d’água seletiva (nível). As margens do espelho d’água já foram todas reflorestadas e estão sendo feitas a sua devida manutenção para quando o reservatório estiver operante as matas ciliares estejam formadas. No total foram plantadas até 220 mil mudas de árvores nativas na área de APP do reservatório (214 hectares).

“Essa obra é uma conquista das Bacias PCJ e almejadas há 30 anos para melhorar a regularização do fluxo de água e, consequente, ampliação da disponibilidade hídrica para toda a região”, comenta o presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira, Mário Botion.

A barragem contará ainda com uma escada de peixes para reduzir os impactos à piracema. Os empreendedores também estão catalogando e monitorando os animais silvestres para, igualmente, não afetá-los durante o enchimento do reservatório.

A previsão é de que a obra seja concluída até julho de 2023 e que seu enchimento ocorra até o final do referido ano. Há 15 dias atrás outra comitiva do Consórcio PCJ visitou o reservatório de Duas Pontes, no Rio Camanducaia, em Amparo. Juntos, os dois empreendimentos beneficiarão direta e indiretamente a mais de 5,5 milhões de habitantes em 22 municípios da região: Amparo, Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Campo Limpo, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo