Consórcio PCJ e SANASA inauguram escultura Olho d’Água na Lagoa do Taquaral, em Campinas (SP)

A escultura de nove metros de altura proposta pelo artista multimídia Ca Cau vem acompanhada de ações sociais realizadas com ONG’s do município

O Consórcio PCJ inaugura na quarta-feira, 28 de agosto, ás 9h30, a escultura Olho d’Água, na Lagoa do Taquaral, em Campinas (SP), como parte das comemorações dos 30 anos do Consórcio PCJ, dos 45 anos de fundação da Sanasa e reconhecimento das atividades do município em prol da boa gestão dos recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A obra, executada pelo artista multimídia CA CAU, vem acompanhada de projeto social executado com nove ONG’s da cidade que abordou a importância da áua e da reciclagem.

A produção que ficará próximo ao Portão 1 do Parque Portugal, onde fica a Lagoa, principal ponto turístico de Campinas, próximo aos pedalinhos. O projeto do artista CA CAU propõe ações de sensibilização e criação de objetos recicláveis sobre a importância da água e meio ambiente, além de fazer alusão a outras questões hídricas e de conscientização sobre a utilização da água.

A escultura terá 9 metros de altura faz alusão às questões hídricas e de conscientização sobre a utilização da água como fonte da vida e foi produzida em aço inox, é cinética e sonora. Com um significado único passa por um momento de nascimento, criação, remetendo aos povos antigos, além de passar também uma sensação de adoração e proteção à mãe terra. “Como parte dessa arte, serão utilizados sons como a árvore que canta sincronizada com o movimento das águas, passando a fluidez”, diz CA CAU, o artista e criador da obra.

A inauguração contará com a presença do presidente do Consórcio PCJ, Benjamim Bill Vieira de Souza, do Presidente da SANASA, Arly de Lara, E do Prefeito de Campinas, Jonas Donizette e demais convidados do Consórcio PCJ e da SANANA.

Sobre o Artista
Artista plástico, cantor/compositor e artista multimídia, sendo o fio condutor de todos os seus trabalhos a poesia. Com interlocuções nacionais e internacionais é idealizador do Atelier Travessia, espaço cultural com programação ativa em São Paulo e sede da produtora Travessia Produções Artísticas, que realiza intercâmbios e projetos culturais na área artística, musical e social.

Em sua trajetória musical, destacam-se o prêmio Brazilian International Press Award, apresentações no Montreux Jazz Festival (Suíça), Festival Sete Sóis Sete Luas (Itália, Portugal e Espanha), Latino-Americando (Itália), Réveillon na Avenida Paulista, Virada Cultural SP, Bloco Galo da Madrugada – Carnaval (PE), Sescs , Centro, Cultural São Paulo, Projeto Sons do Brasil.

Teve como destaque nas artes plásticas as exposições OMISTERIOEMTEMPOEPOESIAS (Museu da Língua Portuguesa (SP), Metrô Ipanema (RJ) e Centro Cultural Dragão do Mar (CE) – visitada por mais de 55 mil pessoas), O SORRISO DA BORBOLETA (10 anos da Semana da Inclusão do SENAC – SP), S.O.S SÓS (Portugal, Itália, Ceará e São Paulo) .Com atuação no terceiro setor tem em seu histórico a idealização e Direção Artística durante 15 anos da ONG Tapera das Artes em Aquiraz – CE desenvolvendo projetos de pesquisa da cultura popular e oficinas de música recebendo duas premiações do Criança Esperança e duas menções honrosas do Prêmio Itaú UNICEF.

SERVIÇOS
Data: Lançamento da Escultura Olho D’Água no dia 28/08
Horário: 09:30 horas
Endereço: Parque Portugal – Av. Dr. Heitor Penteado, 1671 – Taquaral, Campinas.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo