Consórcio PCJ e Prefeitura de Jaguariúna promovem exposição sobre Matas Ciliares

O Consórcio PCJ ao lado da Prefeitura consorciada de Jaguariúna, com o apoio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, estão promovendo desde o dia cinco de junho, exposição sobre a importância das matas ciliares na praça da rotatória localizada na Rodovia João Beira, que cruza o município, próximo da estação cultural da “Maria Fumaça”.

A exposição de painéis que contam a importância das matas ciliares em especial para a disponibilidade hídrica teve início no Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho, e deve ficar exposta por mais dois meses. Depois, a ideia da Secretaria de Gestão Ambiental é rodar essa exibição em escolas e parques da cidade.Também estão sendo expostas as três fotos ganhadoras de cada uma das duas categorias do Concurso Fotográfico “Mata ciliares através de um click”, realizado pelo consórcio PCJ em 2011, para comemorar 20 anos do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) e que já plantou 3,5 milhões de mudas nativas nas bacias PCJ.
 
Segundo o coordenador de projetos do Consórcio PCJ e responsável pelo PPM, Guilherme Valarini, “iniciativas como essas são importantes para esclarecer a população sobre a importância das matas ciliares para o ecossistema e para a garantia do balanço hídrico” concluiu.
 
A exposição está promovendo, ainda, o projeto “Matrizeiro – Florestal”, implantado em Jaguariúna ao final de abril desse ano com o objetivo de fornecer sementes aos viveiros florestais da região para restabelecer e ampliar a oferta das espécies que se encontram ameaçadas ou em estágio de extinção nas Bacias PCJ. Na área foram plantadas 600 mudas de 100 espécies diferentes, nativas do bioma Mata Atlântica.  O projeto foi financiado com recursos do Programa de Investimento Médio Jaguari R$ 0,01 m3/s do Consórcio PCJ.
 
O Consórcio PCJ e a Prefeitura de Jaguariúna convidam a todos a prestigiar a exposição e a conhecerem os trabalhos tanto do Consórcio como do município na área ambiental e na gestão de recursos hídricos das bacias PCJ.
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo