Consórcio PCJ e Petrobrás/Replan promovem visitas técnicas na região

 

O Consórcio PCJ promove a partir desta semana visitas técnicas a empresas das bacias PCJ que aplicam técnicas de reuso e uso racional de água em suas plantas. A iniciativa faz parte do módulo nove do programa” Eu uso e Não Abuso” e do módulo cinco do Curso sobre Políticas Públicas voltadas ao reuso da água e à utilização de água de chuva, ambos através de convênio com a Petrobrás/Replan, e com apoio dos Comitês PCJ.

As visitas acontecem nas empresas AmBev, CPFL, Duratex e ArvinMeritor e tem como objetivo mostrar na prática o que algumas empresas e edificações de nossa região (entre elas 2 empresas consorciadas – CPFL e AMBEV – além da Casa Modelo Experimental na sede do Consórcio PCJ) fazem em relação ao reuso dos efluentes ou ao aproveitamento de águas pluviais.

 “Desta forma, os participantes poderão tirar suas dúvidas sobre os custos e benefícios dessas ações, aprendendo na prática de que forma o reuso da água e o aproveitamento de água da chuva podem ser feitos, além de receber informações sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à saúde da população”, explica a Coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

As turmas de Extrema e Jaguariúna do projeto “Eu uso e não abuso” (região alta da bacia) conhecerão as atividades socioambientais das empresas AmBev e CPFL nos dias 24 e 26 de novembro. Já a turma de Americana (região baixa) fará visitas no dia dois de dezembro a ArvinMeritor, em Limeira, e à Casa Modelo Experimental, na sede do Consórcio PCJ, em Americana.

A turma de Bragança Paulista (região alta) do Curso sobre Políticas Públicas voltadas ao reuso da água e à utilização de água de chuva vai ter contato no dia 25 de novembro com os trabalhos desenvolvidos pela Duratex, em Jundiaí, quanto ao uso racional de água e políticas ambientais. Já as turmas de Paulínia e Limeira visitarão a ArvinMeritor, no dia três de dezembro.

Este módulo faz parte do curso formal e não formal da parceria Consórcio PCJ/Replan. Até o momento aconteceram oito encontros do módulo formal do projeto, com uma média de 200 participantes. O não formal tem como público alvo prefeitos, secretários municipais, representantes do poder legislativo, técnicos e profissionais ligados à área, gestores privados, além de agentes ligados à sociedade civil e já aconteceram quatro encontros.

Serviço:

24/11 – Visita técnica Projeto Eu uso e não abuso (REPLAN formal) – turma de Extrema (região alta)

8h30 – saída da FAEX (Extrema), com destino à AMBEV em Jaguariúna

12h às 13h30 – almoço

14h00 – CPFL Campinas

16h30 – retorno

 

25/11 – Visita técnica Curso sobre Políticas Públicas (REPLAN não formal) – turma de Bragança Paulista (região alta)

13h00 – saída do CIESP (Bragança), com destino à Duratex em Jundiaí

16h30 – retorno

 

26/11 – Visita técnica Projeto Eu uso e não abuso (REPLAN formal) – turma de Jaguariúna (região média)

8h30 – saída da FAJ (Jaguariúna), com destino à AMBEV em Jaguariúna

12h às 13h30 – almoço

14h00 – CPFL Campinas

16h30 – retorno

 

02/12 – Visita técnica Projeto Eu uso e não abuso (REPLAN formal) – turma de Americana (região baixa)

8h30 – saída do SENAI (Americana), com destino à ArvinMeritor em Limeira

12h às 13h30 – almoço

14h00 – Casa Modelo Experimental

16h30 – retorno

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo