O Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), em parceria com a Petrobras/REPLAN e com apoio dos Comitês PCJ lançaram no dia 25 de setembro o projeto “Ações para o uso racional da água”, na refinaria de Paulínia.
O Projeto visa incentivar políticas públicas de reuso de água através de formadores de opinião e autoridades que poderão auxiliar na implantação de sistemas e legislações que contemplem o reuso de água e o armazenamento e utilização de água de chuva.
O público alvo do projeto são prefeitos, secretários municipais, representantes do poder legislativo, técnicos e profissionais ligados à área, gestores privados, além de agentes ligados à sociedade civil.
O curso se dará através de seis módulos de 5 horas de duração cada, divididos em três regiões (alta, média e baixa) das bacias dos rios Jaguari e Camanducaia. As aplicações terão um foco regional, e serão realizadas de forma descentralizada. As palestras e mesas redondas contarão com especialistas no assunto e serão realizadas visitas técnicas com troca de experiências em forma de debates entre os participantes.
Para este primeiro módulo, estão programadas apresentações sobre a Petrobrás, sobre o projeto e suas metodologias e programação, além de uma mesa redonda com o tema “Abastecimento e oferta de água nas Bacias PCJ”, com a participação de Vicente Andreu Guillo (secretário executivo do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, MMA), Luiz Roberto Moretti (secretário executivo dos Comitês PCJ), Dalto Favero Brochi (secretário executivo Consórcio PCJ).
O projeto faz parte de um conjunto de ações assinadas através do convênio entre o Consórcio PCJ e Petrobrás no final de 2008, que prevê a atuação em duas frentes: em Educação Ambiental e Recuperação de Mananciais, através de Reflorestamento Ciliar.
O projeto de reflorestamento de matas ciliares dos mananciais da sub-bacia do rio Camanducaia, começou em maio deste ano e está na fase de mobilização de proprietários rurais através do desenvolvimento de palestras. No total já aconteceram 10 encontros e está previsto o plantio de 200 mil mudas em 120 hectares.
Em junho, teve inicio o projeto de Educação Ambiental “Eu Uso e Não Abuso” voltado a educadores das bacias PCJ com foco no reuso da água e utilização de água de chuva, visando trabalhar a realidade local com replicação para a comunidade. Já ocorreram cinco módulos com uma média de 200 participantes.
Os interessados em participar dos próximos módulos devem efetuar suas inscrições pelo e-mail ambiental@agua.org.br ou pelo telefone 3406- 4043. As inscrições são gratuitas.