Consórcio PCJ e Petrobrás/Replan concluem primeira etapa de projeto com plantio de 110 mil mudas

11/03/11

 

O Consórcio PCJ e a Petrobrás/Replan concluíram no mês de março a primeira etapa do Projeto de Reflorestamento das Bacias dos rios Camanducaia e Jaguari com plantio de 110 mil mudas.  Nesta etapa inicial, que aconteceu durante o período chuvoso 2010/2011, Amparo, Limeira, Bragança Paulista, Campinas, Holambra e Pedreira foram beneficiadas pelo projeto.

O projeto é realizado pelo Consórcio PCJ através de convênio com a Petrobras/Replan e apoio dos Comitês PCJ, através da Câmara Técnica de Recursos Naturais (CT-RN). Segundo o vice-presidente do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ e Gerente de Meio Ambiente da Petrobrás/Replan, Mauro José Lauro, os resultados da primeira etapa foram satisfatórios.

“É muito bom vermos os resultados. Hoje as árvores são pequenas mudas e nós ficamos ansiosos para vê-las maiores no ano que vem e, com certeza, o Consórcio PCJ dará o apoio na manutenção das mudas e propiciará para que isso aconteça”, diz Lauro.

No total, 22 municípios serão atendidos pelo projeto até o final de 2011 e início de 2012, quando ocorre o período chuvoso na região.  Mais 90 mil mudas ainda serão plantadas nesta segunda etapa, contabilizando um total de 200 mil mudas.

Um dos beneficiados com o projeto, o proprietário rural Arien Van Vliet acredita que o projeto beneficia a população e o meio ambiente como um todo. “A intenção de recuperação da mata ciliar nesta área se deu por conta da importância que ela tem para as águas. Recuperando, estamos contribuindo para o aumentando da disponibilidade de água no futuro. Além disso, é muito satisfatório ver a fauna e a flora renascendo e ganhando vida”, comenta Vliet.

Para o engenheiro e consultor técnico da Gerência de Meio Ambiente da Petrobrás/Replan, Jorge Mercanti,  “o maior desafio para os próximos trabalhos é a conscientização dos proprietários rurais sobre a importância da recuperação. Agora, o resultado obtido é fruto de muito esforço e dedicação, sobretudo ao poder de articulação do Consórcio PCJ em todo o processo do programa”.

Em 19 anos de existência, o Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ plantou cerca de 3,5 milhões de mudas nas bacias PCJ. A entidade enfatiza sempre que, mais do que plantar árvores, o importante é despertar a consciência de preservação e respeito ao meio ambiente e a importância de recuperar e preservar  rios e mananciais.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo