Consórcio PCJ e parceiros lançam estudo sobre destinação de Lodo de ETA’s e ETE’s

 

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) em parceria com os Comitês PCJ, através da câmara técnica de saneamento e GT-Lodos, lançam na próxima quarta-feira (30), às 9h, com a assinatura da ordem de serviço, o projeto “Estudo de viabilidade para a instalação e operação de centrais de lodos nas bacias PCJ”, na sede da entidade, em Americana. O Projeto é financiado com recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro.

Os lodos são resíduos remanescentes do tratamento de água (ETA) e de tratamento de efluentes (ETE). Com a ampliação do sistema saneamento básico verificado nos últimos anos e o aumento de tratamento de esgotos – em 1989, quando o Consórcio PCJ foi criado o índice de tratamento nas Bacias PCJ era de apenas 3% e hoje chega a 50% – gerou-se uma nova demanda que é a destinação sustentável para os resíduos provenientes desse processo, no caso, os lodos.

Atendendo a essa demanda, se faz necessário a busca de alternativas para o gerenciamento de forma regional dos lodos de Estação de Tratamento de Esgoto e Estação de Tratamento de Água, tendo em vista o número de estações em operação, somando-se as novas em construção ou projetos.

Desde 2007, a parceria entre o Consórcio PCJ, através de seu Programa de Resíduos Sólidos, e os Comitês PCJ através da Câmara Técnica de Saneamento / GT-Lodos têm buscado soluções, o que levou a entidade contratar através de uma licitação empresa para estudos sobre a questão e apontar ações e soluções.

Para o Gerente Técnico do Consórcio PCJ e coordenador do Programa de Resíduos sólidos, Alexandre Vilella, os objetivos da oficina de capacitação que acontecerá na quarta é “capacitar técnicos e especialistas no setor para a condução de atividades de sensibilização, capacitação e orientação técnica dos municípios, dos prestadores de serviços na condução do projeto”.

Ele ainda completa que “é importante ampliar e potencializar o processo de articulação, mobilização e orientação dos atores municipais para a coordenação da cooperação técnica e participação nas atividades de apoio na implementação das ações previstas [pelo projeto]”, disse.

Após a assinatura da ordem de serviço a empresa que fará os estudos de viabilidade, acontecerá oficina de capacitação para representantes de empresas e serviços de saneamento, sobre “cálculos de geração de lodos e estratégias para o diagnóstico situacional”

Também serão apresentadas as etapas do projeto “Estudo de Viabilidade para Instalação e Operação de Centrais de Lodos nas Bacias PCJ” e como se dará a participação dos municípios nesse contexto.

Serviço:

Evento: Oficina e lançamento do projeto “Estudo de viabilidade para a instalação e operação de centrais de lodos nas bacias PCJ”
Data e Hora: 30 de junho de 2010, às 9h
Local: Centro de Referência em Gestão dos Recursos Hídricos – Sede do Consórcio PCJ
Endereço: Avenida São Jerônimo, 3100, Bairro Morada do Sol, Americana – SP

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo