Consórcio PCJ é nomeado para compor grupo do processo temático do 10º Fórum Mundial da Água – Bali 2024

Esta é a terceira vez seguida que a entidade participa na organização dos temas do principal evento sobre água do mundo

O Consórcio PCJ recebeu na última sexta-feira, dia 28, a confirmação da seleção da entidade para compor Grupos de Coordenação de Tópicos do processo temático do 10º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em maio de 2024, em Bali, na Indonésia. A entidade foi indicada para compor o grupo de três subtemas: Segurança Hídrica e Prosperidade; Conhecimento e Inovação; e Governança, Cooperação e Hidro-Diplomacia.

O comunicado enviado pelo Comitê Organizador do 10º Fórum atenta que a seleção do Consórcio PCJ se destacou em meio a um grupo de candidato altamente qualificados. “A Comissão Temática reconheceu sua expertise e as valiosas contribuições que você pode trazer para ajudar a alcançar a missão do Fórum Mundial da Água”.

No subtema 01 “Segurança Hídrica e Prosperidade”, o Consórcio PCJ está no grupo “Gestão Eficiente da Demanda e Oferta”. No subtema 04 “Governança, Cooperação e Hidro-Diplomacia”, a entidade participará dos debates no grupo “Diálogo e Cooperação Aprimorados entre Setores”. Por fim, no subtema 06 “Conhecimento e Inovação”, o Consórcio marcará presença no grupo “Acesso aprimorado à educação e treinamento sobre água (incluindo hidrologia, hidrometeorologia, hidrogeologia) e novos conceitos”.

De acordo com a Comissão Temática, o próximo passo consistirá no contado do Coordenador de Subtema e Tópicos para iniciar o calendário de debates de cada grupo rumo a Bali 2024. O Comunicado enviado ao Consórcio PCJ é assinado pelos colíderes do Processo Temático, Patrick Lavarde e Arie Setiadi Moerwanto.

O Consórcio PCJ irá promover no segundo semestre de 2023 webinários para engajar a comunidade de gestão de recursos hídricos do Brasil em contribuir e participar do 10º Fórum Mundial da Água. Detalhes serão apresentados em breve. Para ficar por dentro das notícias sobre o evento acesse www.agua.org.br.

Bali, Indonésia – Um Fórum para compartilhar prosperidade por meio da água

A Indonésia possui grandes desafios na área de gestão de recursos hídricos. O arquipélago possui metade da disponibilidade hídrica do Brasil e mais de 40 milhões de pessoas vivem sem acesso a fontes de água potável, devido a problemas de escassez e qualidade.

Os asiáticos esperam que a realização do 10º Fórum Mundial da Água permita a troca de experiências sobre novas tecnologias de tratamento e abastecimento. Durante a campanha por trazer o evento para a cidade indonésia de Bali, os organizadores destacaram que a gestão correta da água pode levar à prosperidade para todos, uma prosperidade compartilhada e este é o tema central da 10ª Edição do evento.

“A importância da água tem uma posição de destaque nas culturas humanas, percebemos que a água é essencial para a vida desde a antiguidade. Desde os consumos diários, purificações, conservações, cultivos e assim por diante. Inclusive, alguns povos veem a água como a própria vida e a fonte da imortalidade”, atenta os indonésios no site sobre o 10º Fórum Mundial da Água (https://worldwaterforum10.com/).

A próxima edição do Fórum está sendo construído a partir do tema central “Água para Compartilhar Prosperidade”, com o Processo Temático subdividido em seis temas: 1) Segurança Hídrica e Prosperidade; 2) Água para a Humanidade e a Natureza; 3) Gerenciamento e Redução de Riscos de Desastres; 4) Governança, Cooperação e Hidro-Diplomacia; 5) Financiamento Sustentável da Água; e 6) Conhecimento e Inovação.

O Fórum está estruturado em 3 Processos (Político, Temático e Regional) e, desta vez, com maior destaque à participação dos jovens, por meio do Programa da Juventude. O próximo Kick-off Meeting de preparação para o 10º Fórum Mundial da Água acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro de 2023, em Bali.

Sobre o Conselho Mundial da Água

O Conselho Mundial da Água é uma plataforma internacional de multi-stakeholders. Foi criado em 1996 por iniciativa de especialistas em água de renome e organizações internacionais, em resposta a uma crescente preocupação às questões da água no mundo.

Sua missão é promover a conscientização, o compromisso político e ações críticas sobre a água em todos os níveis, incluindo o mais alto nível de tomada de decisão, para facilitar a eficiente conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso da água em todas as suas dimensões, numa base ambientalmente sustentável para o benefício de toda a vida na Terra.

Ao fornecer uma plataforma para incentivar debates e trocas de experiências, o Conselho pretende chegar a uma visão estratégica comum sobre gestão de recursos hídricos entre todas as partes interessadas da comunidade da água. No processo, o Conselho catalisa também iniciativas e atividades, cujos resultados convergem para seu principal evento: O Fórum Mundial da Água, realizado a cada três num país diferente.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo