Sala de
IMPRENSA

Página Inicial » Notícias

Consórcio PCJ é indicado a participar de Comissão para Revitalização da Barragem do Salto Grande, em Americana (SP)

07 março 2019



Entidade enviou nessa quinta-feira (07) dossiê com informações adicionais ao secretário de meio ambiente do município

Na última sexta-feira, dia primeiro de março, aconteceu reunião no auditório do CCL (Centro de Cultura e Lazer) de Americana (SP) para discutir a situação da Represa do Salto Grande, tema de várias reportagens na mídia local e nacional sobre qualidade da água reservada e a segurança do reservatório. Durante o encontro, o Consórcio PCJ foi indicado a participar do grupo formado na ocasião para debater formas de recuperação do empreendimento, chamado de Comissão para Revitalização da Barragem do Salto Grande.

O evento contou com a participação de 250 pessoas. Pelo Consórcio PCJ, compareceram o secretário executivo, Francisco Lahóz, e o assessor técnico, Flavio Forti Stenico, que na ocasião representaram o Presidente da entidade e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza. O encontro ainda teve as presenças do prefeito de Americana, Omar Najar, os promotores Ivan Carneiro Castanheira e Rodrigo Sanches Garcia, a deputada estadual Valéria Bolsonaro, o deputado estadual Chico Sardelli, o diretor geral do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Carlos César Gimenez Zappia, além de representantes de 16 cidades, vereadores, da CPFL Renováveis, da Agemcamp e da Cetesb. Os municípios participantes foram: Americana, Valinhos, Limeira, Piracicaba, Itatiba, Campinas, Jaboticabal, Hortolândia, São Paulo, Jarinu, Jundiaí, Nova Odessa, Louveira, Santa Bárbara d Oeste, Atibaia e Paulínia.

Lahóz destacou que Câmara Técnica de Planejamento dos Comitês PCJ está concluindo a revisão do Plano de Bacias, que possivelmente implicará na implantação de tratamento terciário de efluentes em municípios acima da Represa de Americana. Porém, ele pontuou a necessidade de maior envolvimento das cidades da região com o tema, o que não se tem notado na participação dos municípios com a atualização do plano, inclusive alguns localizados acima do reservatório.

O secretário executivo do Consórcio PCJ ainda abordou sobre o problema de captações existentes na represa e na área de chegada (remanso) do Rio Atibaia, onde os níveis são difíceis de serem mantidos, dificultando o manejo operacional pela CPFL. Haveria a necessidade do estudo de todas as ocorrências, nesse sentido, com ações de mudanças de tais captações ou a realização de incrementos tecnológicos, que permitam manejos e operações regulares no nível desse reservatório.

O Consórcio PCJ enviou na última quinta-feira, dia sete de março, dossiê digital contendo vários estudos complementares sobre a barragem ao secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, tais como: Estudo sobre Plano de Gerenciamento integrado para Remediação e proteção dos recursos Hídricos da sub-bacia do Atibaia, com ênfase no reservatório de Salto Grande; a Deliberação nº 058/2006 dos Comitês PCJ e um breve histórico sobre a barragem de Salto Grande. O material também foi enviado às autoridades e palestrantes do evento, permitindo a avaliação, complementação e contribuição dos mesmos a essa iniciativa.

Também foi indicado a participação do secretário na próxima reunião da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ (CT-MH), que acontecerá nessa sexta-feira, dia 08, para mobilizar os membros para discussões sobre a situação, revitalização e segurança do Reservatório de Americana.

Essa mesma indicação foi enviada ao coordenador da CT-MH, Alexandre Vilella, que respondeu dizendo que o tema é de extrema importância para as Bacias PCJ e necessário o envolvimento de outras Câmaras Técnicas do Comitês PCJ no debate, como a CT-PB (revisão do atual plano, metas de qualidade, enquadramento; a CT-Saneamento (operadores do saneamento público e privado); a CT-Saúde (plano de segurança da água e questões ligadas a saúde); e a CT-OL (outorga e licenciamento). Ele ainda informou que a CT-MH está à disposição para iniciar o debate com uma apresentação inicial em data a ser combinada entre a coordenação da Câmara e os organizadores da Comissão.

A próxima reunião da Comissão Revitalização da Barragem do Salto Grande ficou agendada para o dia 5 de abril, às 9 horas, na Câmara Municipal de Americana.


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?