Consórcio PCJ e Casa Modelo são finalistas do “II Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”

12/12/2012

A Casa Modelo de uso racional de água e energia elétrica, construída pelo Consórcio PCJ ao lado de 24 empresas parceiras, foi finalista do “II Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”, considerado o “Oscar da Ecologia”. A casa concorreu com outras duas experiências na categoria “Exemplo de Construção Sustentável” e a cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no último dia 30 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

O evento foi realizado no Auditório Juscelino Kubitschek da Cidade Administrativa, sede do governo mineiro, repleto de momentos especiais como a presença da atriz Cléo Pires, homenageada e ovacionada pelo público presente na categoria “Destaque Especial”, por seu trabalho como embaixadora das águas da Unesco/HidroEX.

“É uma premiação muito importante. Um verdadeiro Oscar do Meio Ambiente e da Ecologia porque valoriza a iniciativa das pessoas, comunidades e associações. São práticas positivas que agora são conhecidas e repetidas para termos sempre um ambiente melhor e mais sustentável”, afirmou o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que fez a abertura da solenidade ao lado do jornalista Hiram Firmino.

Vinte e seis iniciativas, instituições e personalidades foram homenageadas no evento, que reuniu mais de 530 personalidades, empresários, políticos e representantes da sociedade. Este ano, o prêmio recebeu 198 inscrições e indicações, número 34% maior que o da primeira edição.

As coordenadoras de projetos do Consórcio PCJ, Andréa Borges e Ligia Cepeda, estiveram presentes no evento representando a entidade e na torcida pela Casa Modelo. No entanto, quem levou o prêmio na categoria “Exemplo de Construção Sustentável” foi a Reciclagem de Resíduo de Demolição realizado pelo Consórcio Cowan/Delta.

A Casa Modelo desde a sua construção já participou de diversos prêmios, como a Casa Claudia, Von Martius, Diálogos interbacias, sendo que nesses dois últimos a construção foi premiada. A Casa Modelo também teve seu case apresentado em evento de sustentabilidade promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e no 2º Simpósio de Experiência em Gestão dos Recursos Hídricos por bacia hidrográfica, promovido pelo Consórcio PCJ. Os conceitos de sustentabilidade da Casa Modelo já foram vistos por quase seis mil visitantes.

Em 2011, por meio dos Colaboradores Ambientais do ano, o Consórcio PCJ realizou a Mostra Casa Modelo EcoDecor, onde toda a construção foi decorada e reestilizada com decoração sustentável, com o apoio de 13 profissionais, entre arquitetos, engenheiros, paisagistas e designer de interiores.

A iniciativa contou com o patrocínio de empresas com compromisso com a sustentabilidade, entre elas, a Caixa Economica Federal, Jornal TodoDia, HM Construtora, CPFL Energias, Docol, Ajinomoto, Petrobras/Replan, Invista e Programa de Investimento Rio Jaguari, além de contar com os apoios da prefeitura de Americana, Rádio Azul Celeste, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Americana (AEAA), do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), AmBev, Tintas Sherwin Williams, Sunlab Power, Cereja, House Luz Iluminação e Estilo, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (SINAENCO), Metagreen, Tintas Hydronorth, PMK3 Propaganda e Marketing. O projeto foi supervisionado pelo arquiteto Antônio Giocondo.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo