Consórcio PCJ e Agência Francesa vão replicar experiências de gestão de recursos hídricos no Sul do Brasil

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) no âmbito de sua atuação internacional através de cooperação técnica com a agência francesa de água Loire-Bretagne, desenvolverá ações para replicar experiências de gestão de recursos hídricos entre os comitês de bacias no Rio Grande do Sul. Representantes do Consórcio PCJ, da França e do Fórum gaúcho dos Comitês de Bacias, estiveram reunidos nos dias 23 e 24 de maio, em Porto Alegre (RS), na Assembleia Legislativa, discutindo o estabelecimento de uma cooperação técnica tríade para aprimoramentos na gestão daquele estado.

Pelo programa de cooperação preliminar, técnicos da agência francesa e do Consórcio PCJ participarão a partir de 2014 de encontros técnicos abordando as experiências de gestão da França e das Bacias PCJ e de que forma podem contribuir para o sistema gaúcho. Estão previstos intercâmbios e visitas dos representantes dos comitês gaúchos à sede do Consórcio PCJ.

Na visão dos representantes da Agência Loire Bretagne, o Consórcio PCJ é um modelo de sucesso de sistema de gestão implantado nas Bacias PCJ e pode contribuir para outras realidades nacionais. A parceria Consórcio PCJ e Loire Bretagne pretende expandir essa iniciativa a outros estados brasileiros, já que faz parte do plano de atuação da agência francesa intercâmbios e cooperação técnica internacional. No Brasil, o agente de interlocução da agência será o Consórcio PCJ.

O prestígio e credibilidade dos 23 anos de atuação da entidade podem ser sentidos na fala do diretor técnico da Agência Loire Bretagne, Michel Stein, que atentou para a importância do Consórcio PCJ nas ações da agência pelo Brasil. “O [Consórcio] PCJ é exemplo de sucesso no Brasil, precisamos replicar  as experiências nas outras realidades nacionais”, comentou ele durante a reunião.

Pelo Consórcio PCJ, estiveram presentes ao encontro o gerente técnico, Alexandre Vilella, e o assessor de comunicação, Murilo Ferreira de Sant’Anna. “As Bacias PCJ tiveram como ponto de referência o sistema de gestão francês, que foram importantes para a consolidação do nosso sistema gestão. Acredito que ao lado dos nossos parceiros da Loire Bretagne, poderemos contribuir para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos no Rio Grande do Sul”, lembra Vilella.

O Consórcio PCJ e a Agência Loire Bretagne, desde 2005, foram indicados pela Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) a fazerem parte do projeto TwinBasins (Bacias Gêmeas), que busca incentivar a troca de experiências entre duas regiões que possuem um sistema de gestão das águas. Em 2006, durante a Pollutec, as duas entidades assinaram o termo de cooperação e desde então diversas atividades vem sendo desenvolvidas em parceria para aprimoramento do sistema de gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ e no Brasil.

Assessoria de Comunicação/Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

24 de junho de 2025

Evento acontece entre os dias 23 a 27 de julho A fim de promover a discussão sobre políticas públicas de saneamento básico e facilitar a…

24 de junho de 2025

Evento exclusivo para associados esclareceu sobre a viabilidade econômica e as metodologias de projetos de crédito de carbono aplicáveis às Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

Pular para o conteúdo