Consórcio PCJ e Agência Francesa vão replicar experiências de gestão de recursos hídricos no Sul do Brasil

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) no âmbito de sua atuação internacional através de cooperação técnica com a agência francesa de água Loire-Bretagne, desenvolverá ações para replicar experiências de gestão de recursos hídricos entre os comitês de bacias no Rio Grande do Sul. Representantes do Consórcio PCJ, da França e do Fórum gaúcho dos Comitês de Bacias, estiveram reunidos nos dias 23 e 24 de maio, em Porto Alegre (RS), na Assembleia Legislativa, discutindo o estabelecimento de uma cooperação técnica tríade para aprimoramentos na gestão daquele estado.

Pelo programa de cooperação preliminar, técnicos da agência francesa e do Consórcio PCJ participarão a partir de 2014 de encontros técnicos abordando as experiências de gestão da França e das Bacias PCJ e de que forma podem contribuir para o sistema gaúcho. Estão previstos intercâmbios e visitas dos representantes dos comitês gaúchos à sede do Consórcio PCJ.

Na visão dos representantes da Agência Loire Bretagne, o Consórcio PCJ é um modelo de sucesso de sistema de gestão implantado nas Bacias PCJ e pode contribuir para outras realidades nacionais. A parceria Consórcio PCJ e Loire Bretagne pretende expandir essa iniciativa a outros estados brasileiros, já que faz parte do plano de atuação da agência francesa intercâmbios e cooperação técnica internacional. No Brasil, o agente de interlocução da agência será o Consórcio PCJ.

O prestígio e credibilidade dos 23 anos de atuação da entidade podem ser sentidos na fala do diretor técnico da Agência Loire Bretagne, Michel Stein, que atentou para a importância do Consórcio PCJ nas ações da agência pelo Brasil. “O [Consórcio] PCJ é exemplo de sucesso no Brasil, precisamos replicar  as experiências nas outras realidades nacionais”, comentou ele durante a reunião.

Pelo Consórcio PCJ, estiveram presentes ao encontro o gerente técnico, Alexandre Vilella, e o assessor de comunicação, Murilo Ferreira de Sant’Anna. “As Bacias PCJ tiveram como ponto de referência o sistema de gestão francês, que foram importantes para a consolidação do nosso sistema gestão. Acredito que ao lado dos nossos parceiros da Loire Bretagne, poderemos contribuir para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos no Rio Grande do Sul”, lembra Vilella.

O Consórcio PCJ e a Agência Loire Bretagne, desde 2005, foram indicados pela Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) a fazerem parte do projeto TwinBasins (Bacias Gêmeas), que busca incentivar a troca de experiências entre duas regiões que possuem um sistema de gestão das águas. Em 2006, durante a Pollutec, as duas entidades assinaram o termo de cooperação e desde então diversas atividades vem sendo desenvolvidas em parceria para aprimoramento do sistema de gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ e no Brasil.

Assessoria de Comunicação/Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo