Consórcio PCJ doa mudas de ipês variados para novo ponto turístico em Valinhos

Parque dos Girassóis será inaugurado no próximo domingo, dia 09/06

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev) em conjunto com a Prefeitura de Valinhos, inaugura neste domingo (09), às 10h, o Parque dos Girassóis. O novo espaço de lazer do município recebeu a doação de 100 mudas de ipês variados do Consórcio PCJ.

A doação das mudas faz parte do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) da entidade que tem o objetivo proteger os mananciais de uso público para garantir água de qualidade para toda a população das Bacias PCJ. A doação aconteceu a fim de promover melhorias para o local e aos moradores do Jd. São Marcos, bairro em que está localizado a nova área de lazer.

Entre as obras e melhorias realizadas, também estão inclusos o plantio de 1,6 mil mudas de árvores e 60 quilos de sementes de girassóis em toda extensão do Parque. Para o presidente do Daev, Pedro Inácio Medeiros, o Parque dos Girassóis é uma vitória muito grande para Valinhos. É sinônimo de mais qualidade de vida para os moradores do bairro, mais lazer para as crianças e saúde.

“Além de embelezar o local, o plantio contribui fortemente para o combate a erosão e também para a recarga do lençol freático na bacia do córrego samambaia. Agradeço ao prefeito que nos apoiou nesta ação, e também a toda minha equipe que se esforçou bastante para chegarmos juntos até aqui”, conclui Medeiros.

O coordenador de projetos, Eng. Guilherme Valarini, responsável pelo Programa de Proteção aos mananciais do Consórcio PCJ, atenta para a importância do aumento de áreas verdes nos municípios. “A ampliação da cobertura vegetal em áreas urbanas amplia a capacidade de infiltração da água no solo, alimentando nascentes e o lençol freático, ao mesmo tempo que cria áreas de ilhas verdes que contribuem ainda para a melhoria da qualidade do ar das regiões onde foram implantadas”, comenta.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo