Consórcio PCJ distribui sementes de espécies ameaçadas de extinção para viveiros municipais

O Consórcio PCJ, por meio do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) está distribuindo no mês de agosto 36 kg de sementes de 26 espécies diferentes aos viveiros municipais parceiros à entidade, que serão utilizados para a produção de mudas. Esta é a segunda remessa de insumos em 2013 aos viveiros e teve como foco a distribuição de espécies que estão em extinção no país. 

Foram distribuídas sementes das seguintes árvores: a Cabreúva Vermelha; o Cedro Rosa; Óleo de Copaíba e Palmito Juçara. Todas essas espécies correm risco de extinção segundo a Resolução SMA 8, de 31-1-2008, que classifica as espécies quanto ao grau de ameaça de extinção.

A primeira distribuição de insumos foi realizada no mês de fevereiro e disponibilizou 34 kg de sementes de 23 espécies. Somando essa segunda remessa o Consórcio PCJ totaliza o envio de 70 kg de sementes aos viveiros e cerca de 100 mil saquinhos que servem para a distribuição das mudas.

O Consórcio PCJ conta com a colaboração de 16 viveiros municipais, que ajudam nas ações de reflorestamento ciliar promovidos pela entidade e estão distribuídos pelas cidades de Rio Claro, Iracemápolis, Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba, Capivari, Cosmópolis, Monte Mor, Sumaré, Limeira, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Bragança Paulista, Analândia e Hortolândia, todas situadas no Estado de São Paulo e Camanducaia, em Minas Gerais.

Ainda está em andamento uma nova parceria com o viveiro do município de Atibaia (SP), que tem interesse em aderir ao Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ e se oficializar como o 17º viveiro parceiro na produção de mudas nativas da entidade. 

A entidade ainda possui parceria com a empresa Van der Hoeven – fabricante de estufas agrícolas – na produção de mudas. A empresa, assim como os viveiros, recebe apoio no fornecimento de sementes nativas e em troca o Consórcio faz a retirada das mudas para utilização em reflorestamentos. O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ já plantou 3,7 milhões de árvores às margens dos rios da região, contribuindo para a qualidade e quantidade da água. Através dessas parcerias o programa já forneceu nos últimos cinco anos, aproximadamente 700 mil saquinhos plásticos e mais de 800 kg de sementes de espécies nativas aos viveiros.

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo