Consórcio PCJ discutirá Renovação da Outorga do Cantareira e atualidades sobre os reservatórios de Pedreira e Amparo em reunião na próxima sexta-feira, dia 20

O Consórcio PCJ discutirá com os membros do Conselho de Associados, que conglomera 43 municípios e 30 empresas, nessa sexta-feira, dia 20, em Indaiatuba (SP), o posicionamento da entidade frente ao início das discussões da renovação da outorga do Sistema Cantareira, prevista para ser reiniciada pela Agência Nacional de Águas (ANA) ainda no primeiro semestre de 2015.
Também será abordado na reunião o cronograma oficial da construção dos reservatórios de Pedreira e Amparo, enviado pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) ao Consórcio PCJ.

A necessidade de se reiniciar as discussões sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira, que vence em setembro de 2015, foi levantada inicialmente pelo Conselho Fiscal da entidade, que reúne representantes das Câmaras de Vereadores dos 43 municípios associados.

A Secretaria Executiva do Consórcio PCJ levou a solicitação do Conselho à Diretoria da entidade, que optou por levar as discussões sobre esse tema para a Reunião Plenária de Associados dessa sexta-feira, dia 20.

Segundo o Presidente Reinaldo Nogueira, o diálogo entre a região, os governos de São Paulo, Minas Gerais e a União, deve estar amparado com estudos técnicos. “Este será um ano de muito trabalho, não de contraponto, mas de muita discussão em busca por um acordo que satisfaça todas as regiões envolvidas”, assinalou durante a reunião de diretoria do último dia seis de março.

Na reunião do Conselho de Associados dessa sexta-feira, a Secretaria Executiva do Consórcio PCJ apresentará o cronograma oficial das obras de construção das barragens de Pedreira e Amparo, além da construção do sistema adutor, que devem regularizar 7 m³/s para as Bacias PCJ, atendendo o coração da Região Metropolitana de Campinas.

No ofício enviado pelo Superintendente do DAEE, Ricardo Daruiz Bosari, em resposta à solicitação de informações sobre o tema do presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, Julio Lopez, ele afirma que os recursos para as atividades previstas para o ano corrente com relação à obra dos dois reservatórios estão prevista no orçamento do Estado de São Paulo, mas para a execução do cronograma dos demais anos, está em andamento discussões com o Governo Federal.

É necessário planejar as ações de médio e longo prazo, como a desses grandes reservatórios, porém, a sustentabilidade hídrica e a sobrevivência pelos próximos cinco anos das Bacias PCJ dependerá das ações de curto prazo já indicadas pelo Consórcio PCJ, como: construção de cisternas, bacias de retenção no meio rural, troca de torneiras e vasos sanitários por modelos mais inteligentes e econômicos, construção de pequenos reservatórios pré-planejados, entre outras ações.

Eleições do Consórcio PCJ

A 74ª Reunião Ordinária do Consórcio PCJ também será marcada pela eleição do Conselho Diretor para o Biênio 2015 – 2016. O Conselho Diretor é composto por um presidente e 10 vice-presidentes que coordenam um programa de atuação da entidade. A diretoria ainda é composta por cinco conselheiros de municípios com menos de 50 mil habitantes, três conselheiros de municípios entre 50 e 500 mil habitantes, um conselheiro de município acima de 1 milhão de habitantes, cinco representantes de empresas e dois representantes de municípios para interlocução consultiva.

O atual presidente da entidade, o prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, se lançou candidato à reeleição no dia 27 de janeiro, durante o encontro do Grupo de Combates às Perdas Hídricas, na sede do Consórcio PCJ. Seu nome também foi citado à reeleição pelo prefeito de Cosmópolis (SP), Antonio Fernandes Neto, durante a reunião da Região Metropolitana de Campinas, realizada no último dia 25 de fevereiro.

A reunião é aberta aos órgãos de imprensa, sendo necessária a confirmação de presença pelo e-mail imprensa@agua.org.br ou pelo telefone (19) 3475 9408.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo