Consórcio PCJ discute recursos hídricos e saneamento ambiental, além de comemorar 30 anos do primeiro reflorestamento ciliar nas Bacias PCJ em Fórum da ANAMMA

Webinar dentro do Fórum Brasil de Gestão Ambiental nessa sexta-feira (29) ainda apresentará página especial sobre o Programa de Proteção aos Mananciais

 

 

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) lança nessa sexta-feira, dia 29, uma landing page em comemoração aos 30 anos do 1º plantio ciliar nas Bacias PCJ e de seu Projeto de Proteção aos Mananciais (PPM). O novo portal será apresentado durante webinar que o Consórcio PCJ realiza no Fórum Brasil de Gestão Ambiental da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), nessa sexta-feira, das 13h30 às 15h30, que debaterá sobre a gestão de recursos hídricos e saneamento ambiental, além de atualizar sobre os preparativos para o 9º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Dacar, no Senegal, em março de 2022. Para assistir ao webinar é necessário fazer inscrição pelo site: https://fbga.com.br/fbga2021/

A landing page sobre o PPM traz matérias que remontam desde a sua criação até projetos atuais, com entrevistas dos seus participantes em diversas fases de seus 30 anos de existência. Entre os entrevistados estão o secretário-executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz; a proprietária da Fazenda Milhã, em Capivari, Maria Christina Clemencio Gonzaga Pacheco, que foi a primeira participante do PPM; e Clementina Rossin; coordenadora do Viveiro Municipal de Piracicaba, importante parceiro do projeto.

A página também destaca a importância do reflorestamento de matas ciliares, a evolução tecnológica para detectar áreas degradadas, cases de sucesso do PPM, além de facilitar o acesso aos serviços disponibilizados pelo programa, como o cadastro de propriedades rurais para participar de projetos de reflorestamento, solicitação de mudas e indicação de áreas com espécies invasoras.

Evento

O Fórum Brasil de Gestão Ambiental será realizado totalmente em ambiente virtual, e tem como tema central “Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental”, com o painel “Segurança Hídrica e Saneamento para o Desenvolvimento Sustentável”.

A abertura oficial será realizada pelo secretário do Verde de Campinas, Rogério Menezes; e pelo presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira (SP), Mário Botion.

A mesa de debates será mediada pelo gerente de sensibilização e comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, e os palestrantes convidados são: Francisco Lahóz, secretário-executivo do Consórcio PCJ; Jorge Werneck, representando a Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal e Conselho Mundial da Água (ADASA/WWC); Malu Ribeiro, da SOS Mata Atlântica, Synara Brochi, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e Marco Antônio dos Santos, diretor técnico da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) de Campinas.

SERVIÇO:
Webinário do Consórcio PCJ, “Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental”
Dia 29/10, das 13h30 às 15h30
Inscrições: https://fbga.com.br/fbga2021/

PROGRAMAÇÃO:

Abertura

Apresentações individuais:

Francisco Lahóz – Tema do painel e sua relação com a resiliência a eventos extremos e crises hídricas, além da importância que a troca de experiências provocadas no Fórum Mundial da Água podem contribuir no aperfeiçoamento de nossa gestão de recursos hídricos e saneamento.

Marco Antônio dos Santos – Importância dos investimentos em saneamento na prevenção a crises hídricas e garantias para a segurança hídrica futura.

Synara Brochi – Importância dos planos de recursos hídricos para a sustentabilidade hídrica futura e sua interação com os planos de saneamento, e a importância das Políticas Nacionais de Recursos Hídricos e Saneamento.

Jorge Werneck – Papel da regulação no avanço das metas dos planos de saneamento e como essas metas também impactam na melhora da qualidade e quantidade dos recursos hídricos.

Malu Ribeiro – Importância da gestão da água e saneamento para um futuro sustentável e como participar de fóruns internacionais, como o WWC com o Fórum Mundial da Água, entre outros, podem contribuir para a universalização do saneamento e preservação das nossas fontes de recursos hídricos no Brasil.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo