Consórcio PCJ discute parcerias e projetos com Unesco Brasil

Entre os temas de cooperação debatidos, estão o Geoparque Corumbataí, o 10º Fórum Mundial da Água, ações de Educação Ambiental e Comunicação

O Consórcio PCJ esteve na sede da Unesco Brasil, em Brasília (DF), na última segunda-feira (04), em reunião com coordenador de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais, Fábio Eon, para discutir assuntos de cooperação e parceria entre as instituições. Representando o Consórcio, estiveram o secretário executivo, Francisco Lahóz, o gerente de sensibilização e comunicação, Murilo Sant’Anna, e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico.

Eon atualizou sobre os processos de implantação de geoparque no Brasil, que atualmente conta com cinco experiências implantadas, além de indicar nomes dentro da Unesco responsáveis pela iniciativa na América Latina e no mundo. Em setembro, entre os dias 07 e 11, na cidade de Marrakesh, no Marrocos, acontecerá a 10ª Conferência Internacional de Geoparques Globais da Unesco, no qual a proposta do Geoparque Corumbataí será exposta pelo representante do Comitê Científico do projeto, o geólogo e Prof.º Alexandre Perinotto.

Na reunião os integrantes do Consórcio PCJ entregaram os dois livros já publicados sobre o Geoparque Corumbataí, o que deixou o coordenador da Unesco bastante impressionado e otimista com a iniciativa. Atualmente, o Brasil possui cinco Geoparques Globais da UNESCO: o Araripe, no Ceará; o do Seridó, no Rio Grande do Norte, situado entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul; e nesse último ano, em 2023, foram anunciados os geoparques de Caçapava e o de Quarta Colônia, ambos no Rio Grande do Sul.

Em seguida, foram debatidas formas de cooperação para engajar a participação brasileira no 10º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em maio de 2024, na cidade de Bali, na Indonésia. O objetivo é unir forças da Unesco e Consórcio PCJ para organizar debates prévios e formas de colher sugestões de temas para ampliar os debates do Fórum.

Por fim, o Consórcio PCJ informou sobre os resultados da cooperação que possui com a Unesco em seu Programa de Educação e Sensibilização Ambiental e formas de ampliação da iniciativa para 2024, quando o programa celebrará 30 anos de atuação. Também foi apresentado a Eon o curso em formato de podcast, atualmente em execução pela Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ dentro do Projeto Gota d’Água, e debatido a possibilidade de cooperação para o desenvolvimento de mais cursos nessa mídia para tratar sobre água e meio ambiente.

O Consórcio PCJ cumpre agenda nessa semana em Brasília, com visitas institucionais a parceiros na gestão de recursos hídricos. Ainda serão realizadas reuniões com o Ministério de Meio Ambiente e com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo