Consórcio PCJ discute o futuro da implementação da Política de Resíduos Sólidos em Seminário na cidade de Campinas

O Consórcio PCJ ao lado da Gaia Social promove nessa terça-feira, dia oito de novembro, o seminário “Gerenciamento de Resíduos Sólidos e sua implementação na prática”, que acontecerá no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, a partir das 8h45.
O evento debaterá sobre a implantação da legislação do setor e seus desafios, a situação dos Planos de Resíduos Sólidos nas áreas públicas e no setor empresarial, além de apresentar cases de experiências de sucesso que estão sendo realizadas nas Bacias PCJ e no Estado de São Paulo.

O primeiro bloco do Seminário será iniciado com apresentações sobre leis e normas. A Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), irá expor sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as resoluções estaduais. A Agência Reguladora de Saneamento (ARES-PCJ) discorrerá sobre a regulação na área de resíduos sólidos. Já o Ciesp-Campinas abordará como as empresas estão orientando suas plantas frente aos desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

No segundo bloco ocorrerão as apresentações dos cases, que tratarão sobre: “Articulação intersetorial para a inclusão socioprodutiva das Cooperativas de Catadores de Material Reciclável e case Competências Empreendedoras”; “O modelo da organização em Rede para o fortalecimento das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis”; encerrando com a exposição sobre a “Importância da Educação Ambiental para a Coleta Seletiva: Case de Itapira (SP)”.

O tema Resíduos sólidos tem sido um grande desafio para as políticas públicas e empresariais nos últimos anos, principalmente com a promulgação da lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com ela diversas ações e metas, entre elas a implantação de coleta seletiva, logística reversa, e a extinção de lixões nos municípios brasileiros. Atualmente, apenas aterros sanitários controlados são permitidos pela legislação.

A destinação apropriada dos resíduos tem sido tratada como central para o sucesso da política, tendo em vista que o avanço na produção de resíduo no Brasil, que cresce cinco vezes em relação ao crescimento populacional de 2010 a 2014, mas 38% dos brasileiros (78 milhões de pessoas) continuam sem acesso a serviços de tratamento e destinação adequada de resíduos, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Diante desse cenário, o Consórcio PCJ tem realizado capacitações e debates para municípios e empresas no sentido de ampliar o sucesso das metas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos, auxiliando a interlocução entre os setores público e privado.

O Seminário que a entidade promove nessa terça-feira, é o segundo a ser realizado dentro de um ano e objetiva apresentar cases de sucesso e a troca de experiências entre diferentes setores na busca por soluções. “Os desafios são grandes, mas quando todos nos sentamos na mesa e debatemos abertamente sobre como solucionar as lacunas, todos saem ganhando. Além do mais, o setor de resíduos, mais que gestão ambiental podem ser um grande mercado econômico, com transformação de resíduo em produto”, atenta o coordenador de projetos do Consórcio PCJ e responsável pelo Programa de Resíduos Sólidos, José Cezar Saad.

Confira abaixo a programação completa do evento:

Recepção – 8h30

Abertura Oficial – 8h55

1º Bloco – das 9h às 10h

  • PNRS, Resoluções Estaduais: Desafios e Avanços – Cetesb;
  • Norma Reguladora para o Gerenciamento de Resíduos – Dificuldades da implantação da Norma de Resíduo Sólidos Urbanos – ARES-PCJ;
  • Como as empresas estão orientando as suas áreas de P&D para o cenário da PNRS – Ciesp Campinas;

2º Bloco – das 10h às 11h

  • Articulação intersetorial para a inclusão socioprodutiva das Cooperativas de Catadores de Material Reciclável e case Competências Empreendedoras;
  • O modelo da organização em Rede para o fortalecimento das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis;
  • Importância da Educação Ambiental para a Coleta Seletiva: Case de Itapira (SP);

Perguntas da plateia – 11h20 às 12h

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo