Consórcio PCJ discute formas de ampliar projetos de recursos hídricos com ANA e MMA

Pagamento por Serviços Ambientais e fortalecimento de ações de gerenciamento foram debatidas em reuniões na última terça-feira (05) nos dois órgãos.

Os integrantes da Secretaria Executiva do Consórcio PCJ seguem com agenda intensa em Brasília (DF). Na última terça-feira, dia 05, foram realizadas reuniões com Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), no período da manhã, e com representantes da área de recursos hídricos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), à tarde. Entre as pautas, foram debatidos temas como Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), decreto sobre a nova composição do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), formas de atuação conjunta e parcerias.

A comitiva do Consórcio PCJ é composta pelo secretário executivo, Francisco Lahóz, o gerente de sensibilização e comunicação, Murilo Sant’Anna, e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico. Os três já se reuniram, também, com a Unesco, na segunda-feira (04).

Na ANA, a reunião aconteceu com o superintendente adjunto de planos, programas e projetos, Henrique Veiga, e com a especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico e coordenadora de conservação e uso sustentável da água, Consuelo Marra. Na ocasião, os dois passaram informações sobre a situação dos projetos de PSA no Brasil e formas de ampliar exemplos da iniciativa pelo país. Veiga e Marra ainda informaram que a Agência irá lançar material de capacitação sobre como estruturar projetos de PSA, numa espécie de trilha formativa, composta por quatro publicações. As duas primeiras edições devem ser lançadas ainda em 2023.

Os representantes da ANA ainda atentaram sobre o curso online de PSA, sobre o Projeto Produtor de Águas, disponível no YouTube da agência, que também pode ajudar municípios com interesse em montar suas experiências nessa linha. Para acessar:

No MMA, o encontro foi com a equipe da Diretoria de Revitalização de Bacias Hidrográficas, acesso à Água e Uso Múltiplo dos Recursos Hídricos, liderada por Iara Giacomini. Participaram da reunião, Anderson Bezerra, Alexandre Tofeti e Raquel Siqueira. Na pauta, constaram temas sobre o decreto com a reestruturação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e formas de participação conjunta do MMA com o Consórcio PCJ nos grandes eventos sobre a água, como o Fórum Latino-americano da Água, em Aracaju (SE), e o 10º Fórum Mundial da Água, em Bali, na Indonésia.

Nesta quarta-feira, dia 06, o Consórcio PCJ volta a ter agenda na ANA, com reunião com a Diretoria da Agência para discutir sobre parcerias e ações na área de gerenciamento de recursos hídricos.

 

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo