16/08/2011
O Consórcio PCJ discute nessa quarta-feira, dia 17, metodologias e processos para melhoria da qualidade dos serviços prestados no saneamento, com o intuito de esclarecer municípios e empresas sobre a certificação de qualidade na área. O evento “A Certificação de Qualidade no Saneamento como Fator de Sustentabilidade do Setor”, acontece na sede da entidade, em Americana (SP), a partir das 8h30.
A implantação da Política Nacional de Saneamento Básico, com a lei 11.445/07, trouxe a necessidade da melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados, com destaque aos Planos Municipais de Saneamento e a regulação do setor.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está discutindo e elaborando a partir das Normas que compõem a série ISO 24500 a tradução das normas ABNT NBR ISO 24510, 24511 e 24512 que tratará das diretrizes para a avaliação e a melhoria dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
O encontro promovido pelo Consórcio PCJ busca apresentar essas novidades, que ainda não estão em vigor na realidade brasileira, com o objetivo de incentivar a certificação no setor. “Nosso foco é capacitar técnicos e agentes para a condução de atividades de sensibilização, capacitação e orientação técnica nos prestadores de serviços ligados ao saneamento quanto aos efeitos positivos da certificação”, comenta o Gerente Técnico do Consórcio PCJ e Coordenador do Programa de Saneamento e racionalização, Alexandre Vilella.
Durante o encontro serão apresentados dois cases sobre o tema. Um sobre a experiência da Sanasa-Campinas com a certificação e outro da Foz do Brasil Brasil – Limeira com a NBR 17.025 que trata dos requisitos gerenciais e técnicos para a implantação de sistema de qualidade em laboratórios.
Para Vilella, os cases servirão de exemplos para como superar as dificuldades. “Queremos, deste modo, ampliar e potencializar o processo de articulação e mobilização através de experiências existentes na região, com abordagem nas dificuldades e como superá-las”, comenta.
Ele ainda argumenta a importância de se discutir com os gestores sobre qualidade, porém, sem se esquecer da sustentabilidade financeira, social e ambiental.
O setor de saneamento básico vem recebendo diversos investimentos nos últimos anos com o objetivo de universalização do serviço e melhora da qualidade. O Consórcio PCJ auxiliou os municípios consorciados na elaboração de cartas consultas para obtenção de recursos junto ao PAC 2 que somados podem alavancar para a região aproximadamente R$ 93 milhões.
A entidade, também, desenvolve ações por meio do seu Programa de Saneamento e Racionalização, na linha de combate às perdas hídricas, apoio a termos de referência em projetos e capacitações sobre novas legislações.
PROGRAMAÇÃO
08h30 – Abertura;
08h45 – Novidades do setor e retrospectiva;
09h15 – A Certificação no Saneamento e seus aspectos – A experiência da SANASA/Campinas;
10h00 – Benefícios e Como Superar Dificuldades – Política de Qualidade no Saneamento- SANASA/Campinas;
10h45 – A experiência da Foz do Brasil – Limeira com a NBR 17.025 que trata dos requisitos gerenciais e técnicos para a implantação de sistema de qualidade em laboratórios;
11h30 – Debates, discussões e intercâmbios de experiências
12h30 – Encerramento.
Serviço:
Evento: A Certificação de Qualidade no Saneamento como Fator de Sustentabilidade do Setor
Data: 17/08/2011
Local: Sede do Consórcio PCJ, na Av. São Jerônimo, 3100, Bairro Morada do Sol, Americana (SP)
Horário: das 8h30 às 12h30
Informações: Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ – Telefones 3475 9408 / 9100 9145
cases