Consórcio PCJ define últimos detalhes para início do Projeto Semana da Água 2013

 O Projeto Semana da Água, realizado pelo Consórcio PCJ, desde 1994, por meio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, está concluindo o cronograma das atividades para 2013, que terá como tema para esse ano, o Sistema Cantareira. O lançamento do projeto será durante a 70ª Reunião do Conselho de Consorciados, no dia oito de março, em Indaiatuba (SP), e a abertura oficial está prevista para a segunda quinzena do mesmo mês, na cidade de Americana (SP).

A Semana da Água 2013 tem como tema o funcionamento e a importância do Sistema Cantereira, conjunto de reservatórios que abastecem a região Metropolitana de São Paulo e as Bacias PCJ. Na primeira fase do cronograma, que acontece durante o primeiro semestre, a entidade irá capacitar os agentes interlocutores que replicarão os conhecimentos adquiridos para professores e alunos nos municípios participantes, o que deve ocorrer na segunda fase do projeto, no segundo semestre do ano.
 
Também, está em fase de produção um vídeo sobre o Sistema Cantareira e seus reflexos na região das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e da Bacia do Alto Tietê, onde está situada a Grande São Paulo. O material servirá de apoio para capacitação dos participantes do projeto.

“Muitas pessoas em nossa bacia ainda veem o Cantareira para abastecimento somente de São Paulo, ou em outros casos, nem sabem o que é o sistema. A ideia do Projeto Semana da Água é informar à comunidade que ele está muito mais perto do que imaginamos”, atenta a gerente de gestão e sensibilização e coordenadora do projeto, Andréa Borges.

O Projeto Semana da Água do Consórcio PCJ capacita anualmente uma média de 180 mil alunos. Em 19 anos de atuação, cerca de quatro milhões de pessoas foram capacitadas, de forma direta e indiretamente. No último ano, 32 municípios das Bacias PCJ participaram do projeto, que teve como tema a “Rio+20” e o Desenvolvimento Sustentável. A expectativa para 2013 é levar à população mais informações sobre o Sistema Cantareira e como ele pode afetar a disponibilidade hídrica da região. Mais informações no site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br) e pelo e-mail ambiental@agua.org.br. 
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo