Consórcio PCJ define logo e slogan da Semana da Água 2011

22/03/11

O Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ definiu o logo e o slogan do Projeto Semana da Água 2011. Para este ano, o slogan será “Todos por Um Mundo Melhor”, de autoria do aluno Rafael dos Santos Pereira, da EMEF Profª Maria de Lourdes Pedroso Perin, de Corumbataí. Já o logo selecionado, foi feito pela aluna Samara de Oliveira Silva, da mesma escola e cidade.

Sob o tema “Afinal, que educação ambiental nós queremos?”, os alunos de 21 cidades participantes do projeto desenvolveram, desde o início do ano, sugestões de logo e slogan para serem trabalhados na divulgação do programa. O que mais chamou a atenção da comissão de avaliação foi a qualidade dos trabalhos apresentados. “Foi difícil. As propostas estavam muito boas. Fizemos uma pré-seleção e escolhemos um. Agora, todos estão de parabéns”, afirma a representante do município consorciado de Campinas e membro da comissão de avaliação dos trabalhos, Maria Fernanda Chiochetti.    

Cada escola fez uma seleção dos melhores trabalhos e os encaminhou às respectivas secretarias de educação. A melhor proposta de cada município foi destinada ao Consórcio PCJ que, por meio da comissão avaliadora, selecionou o mais representativo quanto ao tema trabalhado.  Agora, os autores da frase e do desenho vencedores irão receber, juntamente com a escola, kits ambientais educativos, além de ter o logo e o slogan estampados em camisetas, banners, folders e cartilhas que serão distribuídas aos educadores participantes das capacitações.

Membro da comissão de avaliação que definiu os melhores trabalhos, o representante da empresa consorciada BDF Nívea, Igor Oliveira, ressalta que “todos trabalharam a temática de forma global e isso demonstra que a conscientização está maior do que em tempos atrás”.

Para a coordenadora de projetos do Consórcio PCJ, Andréa Borges, a participação dos alunos desde o início dos trabalhos é de grande importância. “A Semana da Água 2011 buscou, nesta primeira etapa, uma participação maior de alunos no processo. Agora é a vez de capacitar os agentes multiplicadores para que eles possam disseminar o conteúdo e, através da conscientização, melhorar o meio ambiente e a vida das pessoas”, ressalta Andréa.

Neste ano, o projeto contará com novidades, como a aplicação do curso sobre eventos extremos, com o objetivo de capacitar educadores e alunos da rede pública e privada dos municípios das bacias PCJ com foco no comportamento a se tomar em situações emergenciais, como enchentes, deslizamentos de terras e grandes períodos de estiagem. Durante as capacitações será evidenciada, também,  a necessidade de destinação correta dos resíduos (lixo) para evitar obstruções das calhas dos rios.

Como o nível dos trabalhos estava elevado, a comissão avaliadora decidiu premiar, também, o segundo e o terceiro lugar com os kits ambientais. O segundo lugar ficou com a aluna Larissa Ferreira Costa, da EMEF Prefeito Ederaldo Rossetti, de Artur Nogueira, com o slogan “Se você já se esqueceu, este planeta também é seu”. Em terceiro lugar, ficou o slogan “Água, um pensamento coletivo: só depende de você”, autoria de Esdra Alves Miranda, da EMEF Professora Cecy Apparecida Rocha de Aguiar, de Santa Gertrudes.

O projeto Semana da Água 2011 terá início em maio. Em 17 anos de existência, o projeto já capacitou dois milhões de educadores e alunos de forma direta e mais de quatro milhões de forma indireta.  Para 2011, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Bragança Paulista, Camanducaia, Corumbataí, Cosmópolis, Hortolândia, Ipeúna, Iracemápolis, Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Nova Odessa, Pedreira, Rio Claro, Rio das Pedras, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Gertrudes, Santo Antônio de Posse, Valinhos, Vinhedo já confirmaram participação no evento. No entanto, a meta do Consórcio PCJ é que todos os municípios consorciados participem do projeto.

  kits

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo