Consórcio PCJ debaterá manejo de espécies invasoras em Seminário de Meio Ambiente na cidade de Hortolândia

O município de Hortolândia promove amanhã, dia 08 de junho, o 5º Seminário de Meio Ambiente – 2022, das 8h às 12h, tendo como tema: “O Desafio do Controle das Leucenas no Cenário Urbano”. O evento contará com a exposição do Consórcio PCJ sobre o manejo de espécie invasoras, que será realizado pelos representantes da entidade: o secretário executivo, Francisco Lahóz, o assessor técnico, Flávio Forti Stenico, e o gestor ambiental Jerry Willians de Moraes.

As leucenas são provenientes da América Central. Foram trazidas ao Brasil para uso destinado à suplementação alimentar de animais bovinos, porém, sua alta capacidade de dispersão no meio ambiente sem a necessidade de muitos cuidados transforma o local invadido por elas em verdadeiros desertos verdes.

O efeito alelopático dessa espécie ataca as árvores nativas da região. A alelopatia é definida como o efeito inibitório ou benéfico, direto ou indireto, de uma planta sobre outra, via produção de compostos químicos que são liberados no ambiente. Esse fenômeno ocorre em comunidades naturais de plantas e pode, também, interferir no crescimento das culturas agrícolas.

A identificação de seu efeito alelopático demonstra o perigo que as Leucenas representam para a biodiversidade das matas nativas na nossa região. A disseminação dessa espécie é um problema em todo o país, principalmente em ilhas, como em Florianópolis e Fernando de Noronha, que estão usando inclusive o controle químico.

O Consórcio PCJ contratou, em 2019, estudo técnico regional para o controle de espécie vegetal invasora, desenvolvido pela empresa Propark Paisagismo e Ambiente LTDA. Como principais resultados do estudo foram apresentados toda uma avaliação do arcabouço legal, contendo apontamentos referente as bases legais e considerações sobre a legislação aplicável no controle de invasoras; também foi apresentado diretrizes para elaboração de plano estratégico de sensibilização e controle pelos Municípios; técnicas aplicáveis de manejo mecânico/químico/biológico das Leucenas; alternativas para aproveitamento dos resíduos gerados (lenha), entre outros. Dados dessa investigação serão discutidos no Seminário, em Hortolândia.

O 5º Seminário de Meio Ambiente – 2022 acontecerá a partir das 8h, na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, situada à Rua Euclides Pires de Assis, 102, Bairro Remanso Campineiro, Hortolândia (SP).

Mais informações pelo telefone (19) 3965-1400, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo