Consórcio PCJ debate a qualidade das bacias no Circuito Tela Verde, em Hortolândia

O consórcio PCJ participa nesta terça- feira, 17 de agosto, em Hortolândia, da mesa redonda realizada pelo departamento de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Audiovisual do Ministério da Cultura para debater o tema “Qualidade da água nas Bacias PCJ”. O evento faz parte da 2º Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, o chamado “Circuito Tela Verde”.


Para o debate de hoje, que terá início às 14h, integrarão a mesa os representantes da Elo Ambiental, Cláudia Grabher e José Roberto Piccolo, a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Hortolândia, Elaine Cristina de Souza, e o gerente técnico do Consórcio PCJ, Alexandre Vilella, que explanará, além da problemática enfrentada pelas bacias, sobre o trabalho desenvolvido pela entidade em prol da preservação dos mananciais e da gestão dos recursos hídricos dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.


Para Vilella, eventos dessa natureza são fundamentais para sensibilização da comunidade e, principalmente, para potencializar a divulgação das conquistas e desafios a serem enfrentados pelas bacias. “Nossas bacias, hoje, possuem uma capacidade hídrica semelhante à de países do oriente médio. Enquanto a ONU (Organização das Nações Unidas) considera como crítica uma bacia com índice de 1500 m3 por habitante/ano, a disponibilidade das bacias PCJ é de 408 m3 por habitante/ano, em épocas de estiagem. Então, fomentar essas discussões significa conscientizar as partes envolvidas sobre o problema e, assim, propiciar um cenário para o uso consciente dos recursos”, afirma Vilella.


O Circuito Tela Verde ocorrerá entre os dias 17 e 20 deste mês no parque Irmã Dorothy Stang, em Hortolândia, e abordará, no decorrer da programação, temas relacionados à juventude e o meio ambiente, agricultura orgânica e familiar, coleta seletiva e inclusão social. O Consórcio PCJ foca seus trabalhos na gestão dos recursos hídricos para elevar a qualidade e a disponibilidade hídrica. Um dos recursos utilizados é a produção de materiais audiovisuais pela entidade como ferramenta de educação e conscientização ambiental. 


Em 20 anos de atuação, a instituição teve participação decisiva nas principais conquistas em prol dos rios da região, como o aumento no tratamento de efluentes, que saltou dos menos de 5% de esgoto tratado em 1989, ano de fundação do Consórcio, para os atuais 45%, com projeção de que, até 2014, esse número alcance a marca de 100% de esgoto coletado e tratado em todas as bacias PCJ.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo