Consórcio PCJ debate a qualidade das bacias no Circuito Tela Verde, em Hortolândia

O consórcio PCJ participa nesta terça- feira, 17 de agosto, em Hortolândia, da mesa redonda realizada pelo departamento de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Audiovisual do Ministério da Cultura para debater o tema “Qualidade da água nas Bacias PCJ”. O evento faz parte da 2º Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, o chamado “Circuito Tela Verde”.


Para o debate de hoje, que terá início às 14h, integrarão a mesa os representantes da Elo Ambiental, Cláudia Grabher e José Roberto Piccolo, a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Hortolândia, Elaine Cristina de Souza, e o gerente técnico do Consórcio PCJ, Alexandre Vilella, que explanará, além da problemática enfrentada pelas bacias, sobre o trabalho desenvolvido pela entidade em prol da preservação dos mananciais e da gestão dos recursos hídricos dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.


Para Vilella, eventos dessa natureza são fundamentais para sensibilização da comunidade e, principalmente, para potencializar a divulgação das conquistas e desafios a serem enfrentados pelas bacias. “Nossas bacias, hoje, possuem uma capacidade hídrica semelhante à de países do oriente médio. Enquanto a ONU (Organização das Nações Unidas) considera como crítica uma bacia com índice de 1500 m3 por habitante/ano, a disponibilidade das bacias PCJ é de 408 m3 por habitante/ano, em épocas de estiagem. Então, fomentar essas discussões significa conscientizar as partes envolvidas sobre o problema e, assim, propiciar um cenário para o uso consciente dos recursos”, afirma Vilella.


O Circuito Tela Verde ocorrerá entre os dias 17 e 20 deste mês no parque Irmã Dorothy Stang, em Hortolândia, e abordará, no decorrer da programação, temas relacionados à juventude e o meio ambiente, agricultura orgânica e familiar, coleta seletiva e inclusão social. O Consórcio PCJ foca seus trabalhos na gestão dos recursos hídricos para elevar a qualidade e a disponibilidade hídrica. Um dos recursos utilizados é a produção de materiais audiovisuais pela entidade como ferramenta de educação e conscientização ambiental. 


Em 20 anos de atuação, a instituição teve participação decisiva nas principais conquistas em prol dos rios da região, como o aumento no tratamento de efluentes, que saltou dos menos de 5% de esgoto tratado em 1989, ano de fundação do Consórcio, para os atuais 45%, com projeção de que, até 2014, esse número alcance a marca de 100% de esgoto coletado e tratado em todas as bacias PCJ.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

17 de junho de 2025

Evento será realizado no período da manhã, das 10h às 11h30 e é voltado para os profissionais de educação das Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

12 de junho de 2025

Volume útil do Sistema Cantareira mantém redução e atinge 52,7% de reservação O Consórcio PCJ encaminha o Boletim Hidrológico das Bacias PCJ, referente às precipitações…

Pular para o conteúdo