Consórcio PCJ, DAE e Secretaria de Meio Ambiente de Americana realizam plantio de mudas em comemoração à Semana do Meio Ambiente

 

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) ao lado do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município, promoveu na manhã do dia sete de junho o plantio de 100 mudas de árvores nativas em APP – área de preservação permanente – localizada na ETE Carioba, às margens do Rio Piracicaba,em comemoração à semana do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado no último dia cinco. As mudas para a iniciativa foram doadas com o apoio do Consórcio PCJ e o plantio foi realizado por funcionários do DAE. Estiveram presentes, também, o Secretário de Meio Ambiente, Jonas Santarosa, o Diretor Geral do DAE, Rumoaldo José Kokol, e o Coordenador de Projetos do Consócio PCJ, Guilherme Valarini.

Kokol destacou que um dos objetivos do departamento é o de respeitar e valorizar as iniciativas ambientais. “Essas 100 mudas que estamos plantando é o começo de um grande plantio que queremos fazer, com o apoio do Consórcio PCJ e dos demais organismos da cidade, e demonstrar a população, deste modo, que o DAE é um departamento ambiental, em que se respeita o meio ambiente”, disse.

Ele também atentou para a importância da participação dos funcionários nessas ações. “Para o DAE é fundamental essa interação dos funcionários com a natureza, dado o cunho do trabalho que desenvolvemos aqui. Fazemos nosso trabalho pela população e pelo meio ambiente”, afirmou Kokol.

O Secretário de Meio Ambiente de Americana lembrou que o município neutralizou o carbono gerado pelo serviço público. “Americana já equacionou a geração de carbono de 2009 e 2008, com o plantio de 90 mil mudas para compensar as emissões de carbono; desconheço outro município que tenha feito esse papel”, comentou Santarosa.

O Consórcio PCJ distribuiu informativos sobre como proceder com o plantio de mudas e a manutenção das mesmas, que deve ocorrer por no mínimo dois anos. Em 19 anos de atuação, o Consórcio, através do Programa de Proteção aos mananciais, já plantou cerca de três milhões de mudas, lembrando sempre que o foco da entidade não é o de somente plantar mas o de conscientizar a população sobre a importância de matas ciliares na preservação de nossos mananciais.

  Assessoria de Comunicação- Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo