Consórcio PCJ conhecerá na sexta-feira (08) o 11º Presidente da sua história

 O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), entidade com 23 anos de história, referência nacional e internacional no que se refere à gestão dos recursos hídricos, saneamento e educação ambiental, vive mais um momento importante de sua trajetória: a Eleição para o Conselho Diretor e para a Presidência da entidade para o biênio 2013-2014, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 8 de março, em Indaiatuba (SP).

O 11º presidente da história da entidade assumirá com o desafio de intensificar o debate sobre a ampliação da oferta hídrica para as Bacias PCJ, num momento cujas discussões quanto à renovação da outorga do Sistema Cantareira se torna central para o desenvolvimento de nossa região e da Bacia do Alto Tietê, onde está situada a Grande São Paulo.

Histórico das eleições

As eleições no Consórcio PCJ sempre foram marcadas por grande envolvimento dos municípios das Bacias PCJ. O primeiro pleito da entidade se deu na reunião de sua fundação, no dia 13 de outubro de 1989. Os prefeitos de Americana, Amparo, Bragança Paulista, Capivari, Campinas, Cosmópolis, Jaguariúna, Piracicaba, Rio Claro, Sumaré e Pedreira se reuniram no Teatro Municipal de Americana “Lulu Benencase”, para formular as primeiras diretrizes do Consórcio PCJ e eleger o seu mandatário. José Machado, na época prefeito de Piracicaba, foi eleito em decisão unânime, o primeiro Presidente da história do Consórcio PCJ.

A ATA da reunião daquela ocasião contém uma curiosidade. O mandato de José Machado, determinado pelos membros do conselho, teve duração de apenas um ano, portanto, de primeiro de janeiro de 1990 até 31 de dezembro do mesmo ano. O mandato bianual só seria implementado na eleição seguinte, em janeiro de 1991, em que José Machado foi reconduzido ao cargo e ficou a frente da entidade até dezembro de 1992.

Frederico Polo Müller (1993 – 1994) e João Moysés Abujadi (1995 – 1996) ex-prefeitos de Americana e Valinhos, respectivamente, foram os presidentes numa época marcada pela ampliação no quadro de prefeituras associadas ao Consórcio PCJ. O número de municípios consorciados passou de 11, em 1989, para 36, ao final do ano de 1997. Abujadi, inclusive, foi o presidente do período em que o setor privado passou a fazer parte da entidade. No total, 16 empresas se tornaram consorciadas quando Abujadi passou a presidência para Vitório Antoniazzi (1997 – 1998).

Antoniazzi, ex-prefeito de Valinhos, foi eleito presidente do Consórcio PCJ no mesmo dia em que foi votada, pelos prefeitos membros do Conselho, a mudança no Estatuto que previa direito de um voto para a Plenária de Entidades (composta por representantes de entidades civis da região) nas eleições realizadas pela entidade. Na mesma reunião, foi aprovado unanimemente, o aumento da participação em até 50% de votos para as empresas consorciadas.

Exercício da cobrança pelo uso da água ocorreu em 1999

Humberto de Campos assumiu a presidência do Consórcio PCJ em fevereiro de 1999, ano marcado pela implantação do exercício da cobrança pelo uso da água (cobrança voluntária) que envolveu 10 municípios da região. Durante a gestão de Campos, a entidade ganhou diversos prêmios, entre eles o Troféu Henri Ford de Conservação Ambiental e o Prêmio PNBE de Cidadania, ambos no ano de 2000. “Também, no primeiro semestre de 2000, o Consórcio PCJ criou o ‘‘Prêmio Ação Pela Água”, iniciativa que já contou com sei edições, que tem como objetivo premiar empresas e prefeituras das Bacias PCJ que apresentam e executam projetos de melhorias na preservação do meio ambiente.

Além de Humberto de Campos, lideraram o Consórcio PCJ no século XXI, os prefeitos, José Roberto Fumach, Vitório Antoniazzi e Angelo Perugini, chefes do executivo de Itatiba, Valinhos e Hortolândia.

Fumach foi o presidente que mais esteve à frente do Consórcio PCJ

Fumach foi o prefeito que ficou por mais tempo à frente da entidade, de março de 2001 até dezembro de 2008. No entanto, o ex-prefeito de Itatiba interrompeu seu mandato por 10 meses, entre maio de 2004 a março de 2005, pois se dedicou a candidatura municipal na época. Naquela oportunidade, o então vice-presidente do Programa de Educação Ambiental, Vitório Antoniazzi, assumiu a presidência do Consórcio por sete meses, de junho a dezembro de 2004. Foi a segunda passagem de Antoniazzi na gestão da entidade e o mandato mais curto de um prefeito na história do Consórcio PCJ.

Angelo Perugini assumiu a presidência do Consórcio PCJ em abril de 2009. Seu mandato ficou marcado pela realização de grandes eventos como as comemorações pelos 20 anos da entidade, no ano de 2009, a realização do 2º Simpósio Experiências em Gestão de Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica, em 2010 e a Entrega do 6º Prêmio Ação pela Água, em 2012. Perugini, também, teve como marca alavancar as relações internacionais do Consórcio, como as participações nos eventos: 1º Encontro Latino Americano de Organismos de Bacias (RELOB), em 2009, a Rio+20 e o Fórum Mundial da Água, ambos em 2012.

Empresas Consorciadas passaram a presidir a entidade a partir de 2001

Além dos prefeitos citados, o Consórcio PCJ teve três presidentes do Conselho de Transição, formado pelas empresas consorciadas, que assume a gestão da entidade até que seja eleito um novo prefeito como presidente. Esse processo passou a ocorrer a partir de janeiro de 2001. Os representantes de empresas consorciadas que presidiram o Consórcio PCJ foram Jorge Luiz Vernaglia, no ano 2001, do Parque Hopi Hari, Fernando Ariani Mangabeira Albernaz esteve à frente da entidade, em 2005 e, depois, em 2009. Atualmente, Sandro Stroiek, também da Foz do Brasil, é o atual Presidente do Conselho e noticiará no dia oito, em Indaiatuba, o nome do novo Presidente do Consórcio PCJ, que irá comandar a entidade pelos próximos dois anos.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo