Consórcio PCJ começa a receber projetos para a premiação “Destaques do Ano 2016” de Educação Ambiental

Bragança Paulista recebe na próxima quarta-feira (03) o 1º Encontro do Projeto Gota d’Água do 2º semestre
O Consórcio PCJ realizará durante o mês de agosto três encontros nos municípios que foram Destaques Ambientais em 2015: Bragança Paulista, Rio Claro e Vinhedo. Os encontros têm como objetivo favorecer a troca de experiências em educação ambiental realizadas nas Bacias PCJ, além de motivar a participação de todos na Premiação “Destaques do Ano 2016”, uma vez que a entidade já está cadastrando os projetos de Educação ambiental realizados pelos municípios da região nesse ano para premiar os melhores no final de novembro, durante o Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade.

A primeira cidade a sediar o evento será Bragança Paulista, no dia 03 de agosto, quarta-feira, a partir das 9h, no Auditório da NAPA (Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno). O município foi destaque ambiental, com o projeto “Ações de Educação Ambiental no combate a escassez de água”, que teve como fundamento a realização de atividades com ênfase no trabalho com músicas e linguagem artísticas. Cerca de 6 mil alunos de 30 escolas foram envolvidos com a iniciativa.

A segunda cidade anfitriã será Vinhedo, dia 17/08, idealizadora do Projeto “Biomapa”. A iniciativa foi realizada com uma classe de alunos da Escola Municipal Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut no qual os alunos além de identificarem as necessidades do bairro, tiveram de sair a campo para constatar as deficiências e virtudes do entorno da escola, para depois representá-las graficamente. O projeto, além de ser premiado como Destaque do ano, recebeu o troféu “Sua Gota faz a diferença”, como o melhor dentre os finalistas de 2015.

Rio Claro encerrará a série de encontros no dia 31/08. O Projeto “Multiplique essa gota” ganhou evidência nas Bacias PCJ, após realizar atividades como palestras sobre a situação dos rios, brincadeiras, jogo de basquete no qual foi feita a conscientização sobre resíduos sólidos e a coleta nas arquibancadas de materiais reciclados, além da realização da 1ª Olimpíada Ambiental 2015, sob o tema “Atitudes que podem mudar nosso rumo”.
Para a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, “a premiação é mais um incentivo para a promoção de ações pioneiras e inovadoras em Educação e Sensibilização Ambiental nas Bacias PCJ. “

Para participar da premiação, o município deve preencher o formulário multiplique essa gota (disponível em: https://agua.org.br/hotsites/programa-educacao-ambiental/projeto-gota-dagua-2016-2/) e encaminhar para o email ambiental@agua.org.br até o dia 21/10/2016. A inscrição é gratuita.

Antes da realização do Seminário de Avaliação, a Comissão Julgadora do Consórcio PCJ indicará os cinco projetos finalistas, que receberão o certificado de “Destaques do Ano de 2016”, sendo que o melhor destes, escolhido pelo público, ganhará o Troféu “Sua Gota faz a Diferença”.

Mais detalhes sobre a premiação e o local do Seminário de Avaliação serão informados mais adiante.

Sobre o Projeto Gota d’ Água

O Projeto Semana da Água foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’água: #PreserveCadaGota”. O novo projeto pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Com esse novo projeto, a equipe do Programa de Educação Ambiental sempre estará à disposição dos associados ao Consórcio PCJ, com o desenvolvimento das semanas da água municipais e de qualquer outro projeto de educação ambiental.

Premiação Destaques do Ano

O Consórcio PCJ instituiu desde 2013 a premiação “Destaque do Ano” para reconhecer os projetos realizados dentro das Semanas da Água realizadas pelos municípios, no âmbito do tema de Educação e Sensibilização Ambiental. É eleita uma comissão julgadora composta pelo corpo técnico da entidade que avalia todos os projetos inscritos e indica cinco finalistas, sendo que apenas um deles é eleito pelo público como o Melhor Projeto do Ano, que recebe o troféu “Sua Gota faz a Diferença”.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo