Consórcio PCJ começa a cadastrar interessados em participar do Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água é o maior e mais importante evento sobre discussão de políticas públicas e ações voltadas à gestão de recursos hídricos no planeta. Em março de 2018, o Brasil terá a honra de sediá-lo na capital federal, Brasília (DF), e receberá mais de 40 mil pessoas de mais de 170 países. Diante disso, o Consórcio PCJ iniciou processo de cadastramento de pessoas interessadas em receber informações sobre Fórum e participar das iniciativas de divulgação da entidade sobre o tema.
Desde o lançamento do Fórum Mundial da Água para as Bacias PCJ, na Reunião Plenária do Consórcio PCJ, em 16 de setembro, pelo diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, a entidade vem disponibilizando um formulário impresso e digital com o “Termo de Compromisso com a Divulgação do 8º Fórum Mundial da Água” para aqueles que tenham interesse em se cadastrar no mailing list para receberem informações atualizadas sobre o evento e formas de participação.

O Consórcio PCJ está encaminhando ofício com a ficha de cadastro para diversos contatos, desde o seus associados, prefeituras e empresas, passando por ONGs e parceiros, além de vários órgãos federais e estaduais ligados ao meio ambiente.

O objetivo dessa iniciativa é que as pessoas interessadas também apoiem na replicação de informações sobre o evento dentro de suas comunidades, empresas ou instituições, buscando mobilizar a maior participação possível da sociedade civil no processo de preparação e na realização do Fórum.

Os interessados em receber a ficha de cadastro para mais informações e formas de participação no Fórum Mundial da Água, devem enviar e-mail para agua@agua.org.br

Cronograma de atividades

O Consórcio PCJ está participando ativamente do processo de preparação e organização do Fórum Mundial da Água. Em junho, representantes da entidade estiveram presentes no primeiro Kick-off Meeting, espécie de encontro preparatório para o evento em 2018, no qual tem se posicionado a disposição da organização para coordenação de atividades de divulgação, organização e também de coordenação de debates durante o Fórum.

O Consórcio PCJ está se programando para a divulgação e participação nesse que é considerado o evento mais importante sobre a gestão da água no planeta. O cronograma foi intitulado de “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018” e prevê ações pelos próximos dois anos.

Entre as iniciativas previstas na programação, está a promoção das Bacias PCJ como destino de visitas técnicas e turísticas para as delegações internacionais que virão para o evento, a realização de ensaios para o Fórum ao lado da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), além de realizar encontro internacional em 2017 com os participantes do segundo Kick-off Meeting, espécie de evento preparatório para o evento, que acontecerá em junho do próximo ano.

Para 2018, o Consórcio PCJ está iniciando o planejamento, visando montar a maior comitiva da sua história para o Fórum Mundial da Água. Mais detalhes sobre como participar dela serão revelados mais adiante.

Sobre o Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água e pelo país e cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições, as quais foram distribuídas estrategicamente em países de diferentes continentes. Essa distribuição busca representar as diferentes temáticas de usos e de gestão do recurso água. A última edição do evento aconteceu em 2015, na Coreia do Sul, em duas cidades: Daegu e Gyeongbuk.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada e Brasília a escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil sediará em 2018 a 8ª edição do Fórum, tendo como tema central “Compartilhando Água”, e o evento ocorrerá pela primeira vez no hemisfério sul.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo