Consórcio PCJ coleta de assinaturas para pedir mais água do Cantareira e construção de reservatórios

A disponibilidade hídrica por habitante/ano nas Bacias PCJ, com 408m3, é abaixo inclusive do que em regiões desérticas do Oriente Médio que apresentam 450m3, enquanto uma bacia com 1,5 mil m3 já é considerada uma bacia com escassez hídrica severa, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Some-se a isso o Estudo Diretor de Abastecimento da Macrometrópole Paulista, que alerta quanto a um possível desabastecimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), caso seja repetida a pior estiagem já registrada na série histórica, ocorrida de 1953 a 1956. Diante dessas preocupantes informações, o Conselho Fiscal do Consórcio PCJ está promovendo em toda a região das Bacias PCJ um grande abaixo assinado para solicitar ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aumento das vazões de água do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ, e garantias quanto à construção dos reservatórios nos Rios Camanducaia e Jaguari, e do sistema adutor que levará água das represas para a RMC.

O Consórcio PCJ na próxima sexta-feira, dia 06, realizará sua 71ª Reunião Plenária com a presença dos 43 municípios e 29 empresas consorciadas, em Americana (SP), na FAM – Faculdade de Americana, onde serão coletadas assinaturas dos presentes ao abaixo assinado. A coleta será aberta ao público e a população poderá ir à reunião assinar o abaixo assinado também.

O abaixo assinado reivindica que as vazões do Sistema Cantareira sejam ampliadas de forma a garantir a sustentabilidade hídrica da região, conforme estabelece a deliberação 190/13 dos Comitês PCJ, projetando em caso de eventos extremos o envio de no mínimo 12m3/s a jusante dos reservatórios, com aumento progressivo ao longo dos anos.

O documento solicita, também, linhas de financiamento para construção de reservatórios municipais, a conclusão do reservatório do ribeirão Piraí, em Salto, o fortalecimento e ampliação de programas de educação ambiental e de combate às perdas nos serviços de abastecimento.

O abaixo assinado reivindica ainda o estabelecimento de uma Parceria Público Privado (PPP) ou modelo similar, com a assinatura da contratação antes mesmo do documento final da renovação da outorga do Sistema Cantareira, para a construção dos reservatórios nos Rios Camanducaia e Jaguari, como também o sistema adutor, sendo assumidas pelos Governos de Minas Gerais e São Paulo, União e Usuários das Bacias PCJ e Alto Tietê.

Durante a Reunião Plenária do Consórcio PCJ todos esses temas serão discutidas com as lideranças da região, prefeitos e diretores de empresas consorciados.

Serviço:

Evento:71ª Reunião Plenária do Consórcio PCJ

Local: Faculdade de Americana, localizada na rua Joaquim Boer 733, portaria 4, Bairro Jd. Luciene, Americana (SP)

Data: 06 de dezembro

Horário: a partir das 9h

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo