Consórcio PCJ, CIESP e FIESP lançam curso de capacitação em gestão dos recursos hídricos para o setor industrial

 

27/09/2010

O curso “Capacitação em Gestão Estratégica de Recursos Hídricos voltada aos usuários Industriais” foi lançado durante o Workshop “A importância da participação do setor produtivo em fóruns ambientais”, na CIESP – Jundiaí, no último dia 21. O evento é promovido pelo Consórcio PCJ em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), através de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Comitês PCJ.

A capacitação está dividida em seis módulos, durante 10 encontros. O objetivo é capacitar os usuários industriais a fim de apresentar a nova relação que o setor produtivo deve ter com o insumo água, nos seus aspectos econômicos, técnicos, operacionais, institucionais e legais.

Também será foco das discussões ampliar e potencializar o processo articulação, mobilização e orientação dos atores estaduais e municipais para a coordenação da cooperação técnica e participação nas atividades de apoio à elaboração dos planos de saneamento básico.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento e apresentação do primeiro módulo do curso, o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi, e o Gerente Técnico da entidade, Alexandre Vilella.

Brochi pontuou que o curso busca “dar noções básicas sobre o sistema de gestão dos recursos hídricos nas bacias PCJ e fomentar a participação de representantes do setor industrial para uma participação consistente e mais efetiva nas discussões que envolvem a gestão dos recursos hídricos”.

O Gerente Técnico do Consórcio PCJ explicou sobre o sistema de gestão dos recursos hídricos e sua importância para o setor industrial. “O atual arcabouço institucional acarreta várias implicações para o setor produtivo, nesse sentido a participação mais efetiva nos colegiados de recursos hídricos e ambientais são fundamentais”, disse Vilella.

Totalmente gratuito, os treinamentos serão ministrados nas sedes da CIESP da região. Todo o material de apoio será oferecido pelo Consórcio PCJ. As vagas são limitadas e devem ser realizadas pelo e-mail se@agua.org.br, indicando nome completo, instituição, cargo, endereço completo, município, telefone para contato, e-mail.

Contatos e informações através do site www.agua.org.br, pelo e-mail se@agua.org.br e ainda através do telefone: (19) 3475-9406

Ao final do curso, todos que atingirem freqüência mínima de 75%, receberão certificado de participação.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo