Consórcio PCJ celebra seus 20 anos em Paulínia

O Consórcio PCJ celebra nesta quinta-feira, 22 de outubro, seus 20 anos de fundação em evento que acontece no Theatro Municipal da cidade de Paulínia (SP), a partir das 19h. É aguardada a presença de aproximadamente 500 pessoas, entre representantes de Prefeituras, das Secretarias Municipais, das Câmaras Municipais, das Empresas Consorciadas, além de importantes nomes do governo federal e estadual, da sociedade civil, entre outros.

 

Durante a ocasião serão apresentados novos produtos do Consórcio PCJ. Entre eles, está o vídeo comemorativo de 15 anos da Semana da Água, o novo web design do site da entidade, a Revista Nossas Águas – edição de 20 anos, o novo projeto gráfico do Informativo Água Viva, além de um selo comemorativo dos 20 anos do Consórcio e um cartão postal.

A cerimônia homenageará os fundadores do Consórcio PCJ, os ex-presidentes, os ex-presidentes do Conselho Fiscal, os ex-coordenadores da Plenária de Entidades e todos os consorciados presentes.

Após todas as homenagens, acontecerá um show do cantor Renato Teixeira, célebre por composições como “Romaria” e “Frete” – tema do seriado Carga Pesada, exibido pela Rede Globo. Teixeira cantará a canção “Rio de Piracicaba” em homenagem aos 20 anos do Consórcio. O evento se encerrará com um coquetel para os presentes, no hall do Theatro de Paulínia.

O evento está sendo patrocinado pela Estre Ambiental S/A, Caixa Econômica / Governo Federal, Companhia de Bebidas das Américas Ambev e conta ainda com o apoio da Prefeitura de Paulínia.

Há 20 anos atrás, especificamente em 13 de outubro de 1989, 11 prefeituras (Amparo, Americana, Bragança Paulista, Capivari, Campinas, Cosmópolis, Jaguariúna, Piracicaba, Rio Claro, Sumaré e Pedreira) deram início a uma mobilização frente ao descaso com os mananciais que formavam os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Na época apenas 3% do esgoto produzido nas bacias era tratado e o alto índice de perdas na distribuição por parte dos serviços de saneamento era agravante de um sistema que começava a entrar em colapso.

O Consórcio PCJ cresceu. Hoje são 43 municípios e 28 empresas que juntos debatem e trocam experiência na Gestão de Recursos Hídricos tornando-se referência não só nas bacias onde atua, mas em todo o Brasil e no mundo.

Atualmente, as bacias PCJ ainda possuem desafios, mas o futuro já não desponta como sendo o apocalipse que se mostrava no final da década de 1980. O tratamento de Esgoto cresceu e hoje está em torno de 45%, O combate as perdas hídricas avançou e continua avançando na Bacia PCJ, demonstrando resultados importantes.

O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi, destaca os avanços na Gestão de Recursos Hídricos como um dos principais legados do Consórcio. “Se hoje diminuíamos o problema da falta de água na região foi porque houve um planejamento no sentido de aperfeiçoar o gerenciamento dos recursos hídricos, assim como o desenvolvimento de outros importantes projetos para os desafios existentes”, explica Brochi.

O presidente do Consórcio e prefeito de Hortolândia, interior do Estado de São Paulo, Angelo Perugini, destaca a importância das conquistas nesses 20 anos de fundação da entidade. “Todos os avanços dos programas e ações do Consórcio, sejam eles de grande ou pequeno impacto, devem ser festejados porque o importante é seguir adiante, possibilitando que as gerações do futuro possam usufruir da água que hoje temos em nossas casas”, conclui.

  web design

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo