Consórcio PCJ celebra Dia do Rio Piracicaba e Presidente do Comitê PCJ sinaliza com novidades sobre Sistema Cantareira

“Colocamos como prioridade na nossa pauta de trabalho da presidência dos Comitês PCJ a discussão da renovação da outorga do Sistema Cantareira com o governo de São Paulo e, em breve, teremos notícias sobre o início das negociações”, atentou o prefeito de Piracicaba (SP) e Presidente dos Comitês PCJ, Gabriel Ferrato, durante as comemorações do Dia do Rio Piracicaba, celebrado nessa segunda-feira (15) com o plantio simbólico de 100 mudas nativas às margens do rio. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal com o apoio do Consórcio PCJ, da empresa consorciada ArcelorMittal, da Secretaria Municipal de Defesa ao Meio Ambiente (SEDEMA).

Ferrato ainda lembrou que o debate será harmonioso com o objetivo de se construir um consenso sobre o tema. “É uma negociação, não tem de haver um embate. Estou aguardando novidades e informações para iniciarmos [as discussões sobre] a renovação da outorga do Cantareira”.

O prefeito de Piracicaba e Presidente dos Comitês PCJ realizou o plantio de uma das 100 mudas plantadas ao lado de 55 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal “Aracy de Moraes Terra”, do bairro Água Branca, e de 25 colaboradores da ArcelorMittal – Piracicaba, promovido na Área de lazer do trabalhador, às margens do rio.

Também estiveram presentes o Secretário da SEDEMA, Francisco Rogerio Vidal e Silva, o presidente do Serviço Municipal De Água E Esgoto – SEMAE, Vlamir Augusto Schiavuzzo, a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da SEDEMA, Elizabeth Sales Nunes, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz e o coordenador de projetos, Guilherme Valarini.

“Existem cidades que dão as costas para o rio, em Piracicaba não, o povo olha para o rio, ele é uma referência, por isso tem uma importância muito grande”, atentou Vidal que completou falando da necessidade de investimentos em tratamento de esgoto para a despoluição do Piracicaba. “A indústria possui um controle ambiental muito rigoroso, é preciso avançar em tratamento de esgoto [das cidades]. Piracicaba trata em média 70% dos seus efluentes e em um ano e meio deve chegar a 100%, enquanto as Bacias PCJ estão em 60%”.

Ferrato lembrou da importância de continuar o trabalho de mobilização regional. “De nada adianta esse trabalho só de Piracicaba, se não olharmos para toda a bacia. O importante é continuar o trabalho do Consórcio PCJ e dos Comitês PCJ de apoio na construção de estações de tratamento para recuperar e preservar todos os rios da bacia e do Rio Piracicaba, em especial, haja vista que o nosso município está no fim da linha, tudo que acontece a montante reflete aqui em Piracicaba”, comentou ele.

Já o secretário executivo do Consórcio PCJ enalteceu a importância do Rio Piracicaba para toda a região das Bacias PCJ. “Este rio é o rio mais guerreiro do mundo por que ele tem uma disponibilidade de água menor que o Oriente Médio e abastece parte da região e outros nove milhões de habitantes da Grande São Paulo, o que soma 14,5 milhões de pessoas”, disse Lahóz.

 “Estamos aqui hoje para simbolizar esse presente para o rio, esse plantio simbólico de 100 árvores que além de ser uma ação ambiental protege a encosta do rio”, comentou o gerente de Recursos Humanos e Meio Ambiente da ArcelorMittal, Ilton Zamprogno.

Lançamento Campanha Rio Vivo

Durante a ocasião a Prefeitura de Piracicaba lançou a Campanha Rio Vivo, uma proposta de parceria entre as secretarias de Turismo e Meio Ambiente, com o objetivo de realizar ações que estimulem a consciência ambiental, como práticas educativas com moradores locais e turistas. “É uma campanha que incentiva todos os frequentadores das margens do Rio Piracicaba a conservar melhor esse espaço”, explicou  a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da SEDEMA, Elizabeth Sales Nunes.

A campanha tem como objetivo sensibilizar os moradores e turistas que frequentam as margens do rio (entorno do Casarão do Turismo, o parque da Rua do Porto, os restaurantes, áreas de lazer), por meio de eventos periódicos que atente sobre como tratar melhor seu lixo, pensar melhor o uso do espaço e cuidado com as árvores, melhorando a qualidade do local.

O Dia do Rio Piracicaba

A data festiva foi estabelecida em 23 de agosto de 2001, quando a então vereadora de Piracicaba, Laurisa Maria Jorge Cortellazzi, autora principal do projeto de lei, decretou o dia 15 de abril, como homenagem ao Rio Piracicaba, (Lei nº 5012). A comemoração é fruto da importância que o Rio Piracicaba tem para o povo piracicabano e ressalta com orgulho a identidade histórica que possui com as águas que cruzam o município, crescido às margens do salto e da cachoeira, cartões postais da cidade.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo