Consórcio PCJ celebra Dia da Árvore com peça de teatro, exibição de vídeo sobre projetos de reflorestamento e plantio de ipês com visitantes da Casa + Sustentável

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Consórcio PCJ organizou três importantes ações. Em Piracicaba (SP), ocorreu a gravação da peça de teatro “Turma do Lamba contra os inimigos da Natureza”, no teatro do Engenho Central, com a partição de 150 alunos da Escola Sud Mennucci e mais convidados. Na sede da entidade, em Americana, estudantes da EMEF Professora Alzira Ferreira Delegá de Nova Odessa, visitaram a Casa + Sustentável e, em seguida, plantaram mudas de ipê branco, árvore símbolo do Consórcio PCJ por remeter à paz e à integração regional. E no canal do Consórcio no YouTube foi disponibilizado vídeo, com a apresentação dos resultados obtidos com três projetos de recuperação de matas ciliares na região: Indaiatuba, Nova Odessa e a Usina Ester, em Cosmópolis.

A peça da Turma do Lamba é um sucesso, graças à parceria com a Agência Reguladora de Saneamento (ARES-PCJ), patrocinadora do projeto. Cerca de 40 municípios já receberam o espetáculo, que já está com a agenda de apresentações fechada até o final do ano. Mais de 50 municípios devem ser atendidos e outros tantos serão contemplados em 2023.

A expectativa é de que a peça seja apresentada em todos os municípios associados à ARES-PCJ e ao Consórcio PCJ, levando conhecimento sobre água, meio ambiente, saneamento e regulação do setor aos estudantes de escolas públicas das cidades. A apresentação dessa quarta-feira (21), em Piracicaba, foi gravada e será disponibilizada em breve nas mídias sociais.

Na Casa + Sustentável, os visitantes tiveram acesso além das atrações que já constam no roteiro de visitação que aborda sobre a importância da água, o consumo racional de energia elétrica e gestão eficiente de resíduos, uma explicação sobre matas ciliares e como proceder com o plantio de mudas de árvores, realizado pelo assistente técnico do Consórcio PCJ, Eduardo Paniguel. Ao final da exposição, foram plantadas três mudas de ipê branco, na sede do Consórcio PCJ.

No YouTube, a entidade apresentou os exemplos de três projetos de reflorestamento ciliar, que contaram com apoio técnico e fornecimento de mudas nativas pelo Consórcio PCJ. Em Indaiatuba foi apresentada a área recuperada ao redor da represa do Capivari Mirim; em Nova Odessa, a represa Recanto 3 e na Usina Ester, em Cosmópolis, a área da represa do Pirapitingui, recuperada pelo projeto Reflorester.

O vídeo está disponível no canal do Consórcio PCJ no Youtube, acessado pelo link: https://youtu.be/wKsnnQfHrnc

Se você, representante de município ou empresa associado ao Consórcio PCJ, realizou alguma atividade de sensibilização sobre o Dia da Árvore 2022, envie fotos e textos de divulgação para o e-mail imprensa@agua.org.br para ser disponibilizado no site da entidade, www.agua.org.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo