Consórcio PCJ capacita municípios no combate às perdas hídricas nas redes de abastecimento de água

 

No âmbito do Programa de Combate às Perdas hídricas do Consórcio PCJ, o Consórcio PCJ tem promovido palestras do tipo Workshop para capacitação dos serviços de água nos municípios da região no combate às perdas. No mês de Maio, os municípios de Jaguariúna e Vinhedo receberam o treinamento.

Durante os workshops – que tiveram duração de quatro horas – foram apresentados os princípios fundamentais em perdas, rotinas e experiências de sucesso já implantadas em outros municípios e serviços de água. Após a apresentação, houve intercâmbio de idéias, com foco na micro e macromedição, procedimentos operacionais e atualização das legislações municipais na área temática.

O objetivo dos workshops é reunir alternativas para melhorar os serviços da autarquia referentes as perdas totais que se devem a vazamentos, imprecisão de hidrômetros antigos, furtos de água nas decorrentes ligações clandestinas, erros de leitura e cadastrais.

A reunião foi muito elogiada pelo Superintende da Sanebavi – Vinhedo, Odair Seraphim, que agendou novo encontro, onde deverá ser deliberado por três itens de atuação no combate às perdas. Após este levantamento, a consultoria disponibilizada pelo Consórcio PCJ será chamada para ajudar na implementação destas propostas.

Para o superintendente esta reunião deverá ocorrer quinzenalmente com os funcionários que trabalham no campo, e assim, possibilitar maior rapidez e controle em todas as regiões da cidade uma eficácia maior no monitoramento de todas as redes que abastecem os bairros, registros e válvulas. “Com isso será verificado os possíveis vazamentos na rede e traçando já um projeto para implantação de macromedidores”, disse Odair.

Além deste tipo de assessoria, o Programa de Combate às Perdas hídricas do Consórcio PCJ, realiza trimestralmente o Encontro Regional do Grupo de Perdas, com o objetivo de troca de experiências na área entre consorciados e empresas. Para o dia 23 de junho acontecerá o workshop “Experiências em Perdas Hídricas como fator de Sustentabilidade”, a ser realizado na sede do Consórcio PCJ, em Americana.

  Workshop

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo