Consórcio PCJ busca apoio para a implantação de Geoparque da Unesco na Bacia do Rio Corumbataí

Assunto será discutido em Reunião do Conselho Fiscal da entidade nessa sexta-feira (11), em Piracicaba
Os Geoparques são áreas chanceladas pela Unesco que buscam combinar conservação de sítios paleontológicos, geológicos, culturais e históricos, com desenvolvimento sustentável e envolvimento da população local. O Consórcio PCJ tem discutido junto à representantes da Unesco da América Latina, responsáveis por essa iniciativa, sobre a possibilidade de implantação de um geoparque nas Bacias PCJ.

A Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí apresenta características naturais, geológicas, geomorfológicas e paleontológicas que permitem a criação de um Geoparque. Um levantamento preliminar, feito por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), concluiu que a região possui onze geossítios com alto valor científico (paleontológico, geológico e geomorfológico), amplo uso potencial (científico, educacional, econômico e turístico), além de quatro deles apresentarem valores que permitem serem incorporados aos inventários dos patrimônios geológicos nacional e internacional.
O Consórcio PCJ tem avançado nas conversas com a Unesco e recentemente realizou uma reunião com Denise Gorfinkel, responsável pela rede de geoparques, quando todas as informações disponíveis até o momento foram repassadas para análise prévia.

Durante a reunião do Conselho Fiscal nessa sexta-feira, dia 11, na Câmara Municipal de Piracicaba, o Consórcio PCJ apresentará a proposta de Geoparque na Bacia do Corumbataí, com o objetivo de buscar apoio do poder legislativo para a implantação dessa iniciativa. Na visão da entidade, o desenvolvimento de atividades voltadas ao turismo geológico e ecoturismo contribuiriam para a preservação dos recursos hídricos da região.

O Conselho fiscal discutirá ainda sobre incentivos fiscais para a implementação de captação de água de chuva em residências, prédios comerciais e industriais, como forma de preparar a região para períodos severos de estiagem e eventos hidrológicos extremos. Ao final da reunião, os participantes realizarão visita técnica às bacias de retenção implantadas no Condomínio Quintas de Santa Helena, no Bairro Campestre, em Piracicaba, com o objetivo de conhecer na prática o funcionamento das bacias e sua capacidade em solucionar dois grandes gargalhos: a drenagem urbana e alimentação do lençol freático, aumentando a disponibilidade hídrica.

 

Serviço:

Evento: Reunião do Conselho Fiscal e Visita às Bacias de Retenção do Condomínio Quintas de Santa Helena.
Data e horário: 11/12/2015, a partir das 9h30
Local: Câmara Municipal de Piracicaba – Salão Nobre, R. Alferes José Caetano, 834 – Centro, Piracicaba (SP)

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo