Consórcio PCJ atenta para a importância da gestão integrada em Congresso de Águas Subterrâneas em Campinas (SP)

O Consórcio PCJ participou na última quarta-feira, dia 21, do XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas e do XX Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, promovido pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) na cidade de Campinas (SP). O Secretário Executivo da entidade, Francisco Lahóz, palestrou no Painel de Debates 3, sobre o tema “O Brasil é um País com 26 UF e Distrito Federal. A Gestão de Águas Subterrâneas (AS) é de competência dos Estados. Somente a Gestão eficaz dos recursos hídricos garantirá água em quantidade e em qualidade. O status da gestão de AS atende às expectativas de crescimento do País? Os atores estão preparados?”.
Em sua apresentação, Lahóz expôs exemplos internacionais de gestão de águas subterrâneas, como no caso da Espanha, que utiliza poços em momentos de pico do consumo de água, e o case de Israel, no qual o lençol freático é realimentado com água de reuso, após passar por processos terciários e quarternários de tratamento.

O Secretário Executivo do Consórcio PCJ ainda abordou a importância da gestão integrada da água. “Seja a água superficial ou a subterrânea, o liquido precioso é o mesmo: a água. É necessário que as políticas de recursos hídricos tratem tanto a gestão superficial quanto subterrânea de forma conjunta para não prejudicarmos a disponibilidade hídrica futura”, atentou Lahóz.

O painel foi moderado por Fernando Cordeiro, representante do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), e contou ainda com as presenças do Sr. Claudio de Oliveira, Presidente da ABAS, e do Sr. Ricardo Andrade, representante da Agência Nacional de Águas (ANA) e governador do Conselho Mundial da Água.

Sobre o Congresso

O XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas iniciou-se no dia 20 de setembro e tem programação até o próximo dia 23. São esperadas 800 pessoas de várias partes do Brasil. As palestras estão acontecendo em um auditório aberto, montado em formato arena, onde, no palco central serão realizadas 4 palestras simultaneamente. Cada participante recebe um head fone (fone de tradução) pelo qual será possível conectar o áudio de qualquer uma das palestras, sem que o congressista precise se deslocar e sem que o áudio de uma interfira nas demais.

As apresentações estão divididas em quatro eixos temáticos principais: Gestão, Ciência, Mercado e Perfuração de poços. Todo conteúdo é distribuído exclusivamente on line, eliminando as tradicionais impressões. Os crachás terão QR Code (código de barras para identificação que dá acesso instantâneo a todo o conteúdo e outras informações), além de um aplicativo criado especialmente para o evento.

A organização prevê a apresentação de 200 trabalhos científicos, que a partir do tema central “Águas subterrâneas nosso melhor recurso” estarão discutindo conteúdos como Planejamento e gestão das águas, reservas, recursos e potencialidade das águas subterrâneas, Contaminação das águas subterrâneas, Províncias hidrogeológicas, Águas subterrâneas em zonas costeiras, Ciclo hidrológico e balanço hídrico, Hidrogeologia em terrenos cristalinos, Aquífero Cárstico, Remediação de solos e águas subterrâneas, Locação, projeto e construção de poços, Reabilitação e manutenção de poços, Monitoramento das águas subterrâneas e vários outros.

Para somar ao evento, a exposição com o tema “De onde vem a água que você bebe” mostra de forma lúdica por meio de painéis interativos e ilustrações, o caminho que a água percorre até chegar às nossas casas. Para a completar o cenário técnico, equipamentos para extração de água e perfuração de poços estarão em exposição na FENÁGUA – Feira Nacional da Água.

O Consórcio PCJ é um dos apoiadores institucionais do evento.

dsc_0339dsc_0344dsc_0348dsc_0355

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo