Evento acontece no auditório da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste (SP)
O Consórcio PCJ realizará na próxima quinta-feira (30), a 97ª Reunião Plenária da entidade na Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste (SP), a partir das 9h. Na ocasião, serão apresentados dois novos associados: o município de Joanópolis (SP) e a empresa Miracema-Nuodex. Agora o quadro de associados somam 43 municípios e 26 empresas.
Joanópolis retorna ao quadro de municípios associados após 22 anos. O município deixou a entidade em 2003 e retornou em abril deste ano. Com população de 12 mil habitantes, Joanópolis está situada na microrregião de Bragança Paulista, divisa com Minas Gerais, cabeceira (ponto de nascente do rio) das Bacias PCJ.
O prefeito municipal, Cristiano Benedito, comentou sobre a importância de retornar à entidade. “É com muita alegria que Joanópolis retorna ao quadro de associados do Consórcio PCJ, após um período fora, ação muito importante para a gestão hídrica do município e essencial por estarmos localizados na cabeceira da Bacias PCJ”, comenta.
Miracema-Nuodex juntou-se às empresas associadas ao Consórcio PCJ em setembro deste ano. Localizada na cidade de Campinas, município que também integra o Consórcio, a empresa é uma indústria química brasileira fundada em 1954, com o propósito de fornecer produtos químicos para os mercados nacional e internacional.
O Supervisor de Utilidade e Meio Ambiente da Miracema-Nuodex, Anderson Bandeira, ressaltou o trabalho da empresa para a sustentabilidade. “A Miracema-Nuodex possui, há muito tempo, o pilar ambiental muito forte dentro de sua cultura, e recentemente resolveu estabelecer seu sistema de ESG. A partir disso, surgiu a ideia de ampliar as ações e ter um alcance maior, e por isso nos associamos ao Consórcio PCJ, entidade consolidada na gestão dos recursos hídricos”.
“Nós viemos com a visão de contribuir, mas entendemos que o Consórcio PCJ também tem a missão de contribuir com seus associados e com certeza vamos usufruir desta parceria”, completa Bandeira.
SOBRE O CONSÓRCIO PCJ
O Consórcio PCJ trabalha em parceria com governos, empresas e sociedade civil, implementando projetos e medidas para proteger e garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade. A instituição foi fundada em 1989 por 11 municípios e sete anos depois, em 1996, empresas passaram a participar também do quadro de associados, com o objetivo de integrar o segmento empresarial às atividades de gestão dos recursos hídricos das Bacias PCJ.
Atualmente, 43 municípios e 26 empresas compõem o quadro de associados do Consórcio PCJ. Para saber como se tornar um associado, acesse: https://agua.org.br/seja-um-associado/
