Consórcio PCJ apresenta resultados do Projeto “Eu uso e não abuso” na Fenasan 2010

 

O projeto “Eu uso e não Abuso – Ações para uso racional da água”, uma parceria entre Consórcio PCJ e Petrobras/REPLAN, com o apoio da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, foi o case apresentado pela entidade no dia 11 de agosto durante o 21º Encontro Técnico da AESABESP na Feira Técnica de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan).

O projeto foi dividido em dois tipos de público. O “Não formal”, tendo como participantes técnicos, representantes de ONG’s, universitários, vereadores, etc. visava a formação de agentes formadores de opinião, com incentivo às políticas públicas de conservação e reúso da água, que poderão auxiliar na implantação de sistemas e legislações que valorizem a importância do reúso e do aproveitamento da água de chuva.

O público intitulado “Formal” tinha como objetivo formar agentes multiplicadores com incentivo às políticas públicas de conservação e reúso da água, voltado a educadores e alunos da rede pública de ensino de forma direta, bem como em seus familiares de forma indireta, a fim de valorizar a importância do reúso e do aproveitamento da água de chuva.

No total, cerca de 260 educadores de 42 municípios das bacias PCJ foram capacitados com noções sobre uso racional da água, reuso e aproveitamento de água de chuva e multiplicaram esse conhecimento para 4,2 mil professores e 116 mil alunos da rede pública, além de 110 técnicos, entre julho de 2009 e junho de 2010.

A coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Andréa Borges, destacou a importância desse tipo de ações e da continuidade da conscientização das crianças para um futuro mais sustentável. “É essencial despertar o envolvimento das crianças com a causa ambiental e, mais do que isso, ver que educadores, pais, familiares e poder público também fazem parte desse processo. Prova disso, é que muitos municípios continuarão a multiplicação do projeto até o final de 2010, apesar do encerramento das ações em junho”, disse ela.

A Fenasan é promovida pela AESABESP e acontece entre os dias 10 e 12 de agosto, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. Os organizadores da feira estimam que entre 10 e 15 mil pessoas circularam pelo evento.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo