Consórcio PCJ apresenta novos associados e fortalece ainda mais a integração entre municípios e empresas nas Bacias PCJ

Município de Joanópolis e a empresa Miracema-Nuodex de Campinas se juntam ao grupo de associados da entidade em prol da água da região hidrográfica

A união de forças do setor público e privado sempre foi a marca do Consórcio PCJ para uma gestão compartilhada e sustentável dos recursos hídricos na região das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Bacias PCJ. Ontem (30), durante a 97ª Reunião Plenária da entidade, foram apresentados dois novos membros do quadro de associados: o município de Joanópolis e a empresa Miracema-Nuodex. A chegada de novos associados fortalece ainda mais a gestão da água na região, com mais municípios e empresas se comprometendo com a pauta da sustentabilidade hídrica para um desenvolvimento sustentável.

O supervisor de Utilidade e Meio Ambiente da Miracema-Nuodex, Anderson Bandeira, esteve presente na Reunião Plenária do Consórcio PCJ e comentou a importância de se participar de instituições que cuidem da água, especialmente, num cenário como o atual, impactado pelos eventos extremos. “As mudanças climáticas exigem ações corporativas comprometidas com a água e o meio ambiente e percebemos que precisávamos melhorar, por isso, buscamos o Consórcio PCJ, referência na gestão dos recursos hídricos, e esperamos alcançar bastante sucesso nessa parceria”, pontuou.

A Miracema-Nuodex é uma indústria química brasileira fundada em 1954, com o propósito de fornecer produtos químicos para os mercados nacional e internacional. A planta de 100.000 m², em Campinas, possui uma infraestrutura com laboratórios de pesquisa próprios e certificações internacionais, como a ISO 9001, que refletem numa assistência técnica integrada e completa gestão ambiental com total controle na emissão de poluentes.

O município de Joanópolis (SP) já participou do Consórcio PCJ em 2003 e, agora, retorna ao quadro de associados, após 22 anos de hiato. Com população de 12 mil habitantes, Joanópolis está situada na microrregião de Bragança Paulista, divisa com Minas Gerais, região das cabeceiras das Bacias PCJ. Cruza a área territorial do município, o Rio Jacareí, formador ao lado do Rio Jaguari, da principal barragem do Sistema Cantareira, que tem capacidade de armazenar até 808,04 hm³. Isso demonstra a importância da cidade em participar do Consórcio PCJ e das ações de preservação nas cabeceiras da bacia, uma vez, que essas medidas impactam a principal reserva de água das Bacias PCJ. O Sistema Cantareira, abastece 19 municípios nas Bacias PCJ (de forma direta e indireta).

A UNIÃO DE GESTORES PÚBLICOS E PRIVADOS EM PROL DA ÁGUA

A participação de atores públicos e privados na gestão dos recursos hídricos é considerado como o diferencial do sucesso da sustentabilidade hídrica nas Bacias PCJ. A articulação do Consórcio PCJ, engajando municípios e empresas, há 36 anos, tem propiciado maior sensibilização sobre a situação da bacia hidrográfica, considerada de estresse hídrico crônico, mas que vem mantendo sua resiliência hídrica mesmo diante das ocorrências climáticas extremas, graças a um forte trabalho da entidade baseada no tripé: planejamento, fomento e sensibilização, configurando o Consórcio PCJ como uma entidade essencial para a gestão dos recursos hídricos, como incubadora de ideias, projetos, boas práticas e soluções.

O Consórcio PCJ foi fundado em 1989, por 11 municípios fundadores, sendo peça fundamental para a elaboração da Política Estadual dos Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, em 1991, da Política Nacional, em 1997, e da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), em 2000. O Consórcio articulou a fundação dos demais entes para compor o sistema de gerenciamento dos recursos hídricos das Bacias PCJ, como os Comitês PCJ (1993), Agência de Água PCJ (2005) que se tornaria a Fundação Agência das Bacias PCJ (2011), e da ARES-PCJ (2011). 

A entidade também auxiliou na criação de mais entes da gestão de recursos hídricos, que permitiu o desenvolvimento rápido da área em nosso país. Vieram a criação de Redes de Organismos de Bacias (Brasil, Latina e Internacional) e o Conselho Mundial da Água entre outras instituições. Essas ações todas somadas garantem, hoje, às Bacias PCJ, uma condição de destaque nacional e internacional, e de relevância no mundo dos Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente.  

A participação das empresas no Consórcio PCJ, iniciada em 1996, além de possibilitar o envolvimento de perto dos CEOs e gestores privados na gestão da água, possibilitou a adesão do setor privado às práticas ambientalmente indicadas, chegando em algumas plantas ocorrer a redução de 50% no consumo de água, entre outras práticas, que quando aplicadas de forma organizada pavimentam o caminho à sustentabilidade hídrica.

Atualmente, esse engajamento entre setores público e privado, somam 43 municípios e 26 empresas que compõem o quadro de associados do Consórcio PCJ, fortalecendo a cada dia mais a gestão sustentável da água e garantindo um desenvolvimento Sustentável das Bacias PCJ.

Para saber como se tornar um município/empresa associado, acesse: https://agua.org.br/seja-um-associado/ e venha contribuir conosco para uma gestão eficiente dos recursos hídricos, que permita água de qualidade e em quantidade. 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

31 de outubro de 2025

É com profundo pesar que o Consórcio PCJ recebe a notícia da passagem do Sr. Michele Consolmagno, grande ativista da gestão de recursos hídricos nas…

31 de outubro de 2025

Categoria é voltadas às empresas associadas ao Consórcio PCJ Os projetos “Ribeirão Limpo”, da Aegea Mirante, “Estudo de Previsibilidade de Bacias” da ArcelorMittal e “Plantar…

30 de outubro de 2025

Mesa de trabalho da 97ª Reunião Plenária do Consórcio PCJ, presidida pelo Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste (SP), Rafael Piovezan Presidente da entidade e prefeito…

Pular para o conteúdo