Integrantes do Consórcio PCJ participaram nessa terça-feira, dia 29, da 70ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, em Campinas (SP), que contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na ocasião, o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, se reuniu com o governador e lhe apresentou a importância da construção das barragens de Amparo e Pedreira para a segurança hídrica das Bacias PCJ.
As duas barragens devem ampliar a disponibilidade hídrica da região em 7m3/s e são consideradas vitais para a disponibilidade hídrica futura. O Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) é o responsável pela obra, que já possui estudos prontos sobre impactos ambientais e está no estágio de aprovação pelos órgãos fiscalizadores.
Na última segunda-feira, dia 28, o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, esteve em Pedreira conversando com as autoridades locais sobre o projeto das barragens e prestando esclarecimentos sobre a obra para a comunidade.
Na reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Alckmin destacou em seu discurso a crise financeira dos Estados e municípios e pontuou sobre a crise hídrica, atentando que as chuvas melhoraram a disponibilidade de água no Estado e afirmou que os prefeitos que assumem agora em janeiro herdarão uma situação melhor que os chefes do executivo de mandatos anteriores.
A 70ª Reunião da FNP reuniu chefes do executivo municipal de todo o país em Campinas. O objetivo do encontro foi discutir a crise financeira e queda das receitas das prefeituras. Estiveram presentes prefeitos eleitos e reeleitos de importantes cidades, como João Dória, prefeito eleito de São Paulo, Márcio Lacerda, atual prefeito de Belo Horizonte e presidente da FNP, e Marcelo Crivela, que assumirá a cidade do Rio de Janeiro a partir de 2017.