Consórcio PCJ aplica curso sobre comportamento em eventos extremos no projeto Semana da Água 2011

04/02/11

O Consórcio PCJ irá aplicar curso sobre como agir em situações de eventos extremos dentro do projeto Semana da Água 2011, realizado pelo Programa de Educação Ambiental da entidade. O lançamento da iniciativa será no próximo dia 11 de fevereiro, durante a reunião do Conselho de Consorciados do Consórcio PCJ, na qual também acontecerá a eleição da nova diretoria


Segundo os cientistas,  tempestades serão cada vez mais frequentes e piores devido às mudanças climáticas. Isso não está acontecendo só no Brasil, com as fortes chuvas, mas em todo o mundo. Nos Estados Unidos, aeroportos ficaram parados durante semanas por causa de nevascas. Na Austrália, as tempestades de verão deste início de 2011 estão sendo consideradas as piores em 120 anos.


Para se ter ideia, os desmoronamentos ocasionados pelas chuvas e ocupação irregular de áreas de encostas e margens de rios, na região serrano do Rio de Janeiro, causaram 873 mortes, enquanto na Austrália, as chuvas mataram pouco mais de duas dezenas de pessoas.


Nas bacias PCJ, durante o verão de 2009/2010 as fortes chuvas permitiram ao sistema Cantareira atingir 100% de sua capacidade obrigando a abertura de suas comportas  com aumento significativo de suas vazões dos rios a jusante, que já estavam com alguns pontos de transbordamento, deixando milhares de pessoas desabrigadas nas cidades ao longo dos rios Atibaia e Jaguari.


Além disso, diversos rios e córregos que formam as bacias PCJ e cruzam as cidades transbordaram causando enchentes e desalojando moradores de suas casas, em sua maioria situadas em áreas de risco ou às margens de rios.

Segundo o Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, temos de mudar a cultura de gestão, hoje direcionadas para o período de estiagens. “O funcionamento do Cantareira está baseado na outorga de 2004, quando eventos extremos se resumia a estiagem. Hoje isso mudou, então, precisamos de tomadas de decisões conjuntas e isso é de grande interesse das empresas, que também foram afetadas pelas chuvas”, observou ele.

Multiplicando conhecimentos sobre ações de contingências.


O objetivo do Consórcio PCJ em inserir esse tema na Semana da Água 2011 é capacitar alunos da rede pública e privada dos municípios da bacia com foco no comportamento a se tomar em situações de eventos extremos, como enchentes, deslizamentos de terras e grandes períodos de estiagem. “Tanto adultos como crianças não sabem que atitude tomar quando se veem numa situação dessas em que o único pensamento é o de sobrevivência. O curso almeja instruí-las quais são as melhores maneiras  para se defender dessas ações e como ajudar os demais, dentre outras situações”, diz Lahóz.


Durante as capacitações será evidenciada, também,  a necessidade de destinação correta dos resíduos (lixo) para evitar obstruções das calhas dos rios; entre outros agravantes, lembrou ainda o Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ. O projeto Semana da Água já realiza capacitações há 17 anos sobre uso racional de água e a disponibilidade hídrica na nossa região.

Neste ano, além de abordar noções sobre eventos extremos o projeto está desenvolvendo um concurso para o slogan e desenho de 2011 com o tema “Afinal, que educação ambiental nós queremos?”, com os alunos das cidades participantes. O aluno autor da melhor frase ganhará para ele e para sua escola kits ambientais, e sua frase e desenho será estampada em camisetas que serão distribuídas aos educadores participantes das capacitações.


A Semana da Água 2011 começa a ser aplicada em março deste ano. Nestes anos todos, o projeto já capacitou dois milhões de educadores e alunos de forma direta e mais de quatro milhões de forma indireta.
“As futuras gerações devem ser preparadas quanto às mudanças climáticas, pois cada vez mais eventos extremos serão rotineiros, e acreditamos que as crianças sejam o caminho eficiente de conscientização das famílias sobre conceitos e ações  que devem ser tomadas nessas situações”, conclui a Coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Andréa Borges.


A apresentação do curso e da Semana da Água 2011 acontecerá na Reunião Ordinária do Consórcio PCJ, no Hotel Fonte Santa Teresa, em Valinhos/SP, em que também ocorrerá a eleição da Diretoria da entidade para o Biênio 2011 – 2012.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo