As inscrições das iniciativas podem ser feitas até o dia 14 de novembro
Todos os anos, o Consórcio PCJ reconhece as melhores atividades de educação e sensibilização ambiental desenvolvidas pelos municípios participantes do Projeto Gota d’Água, com os Destaques do Ano e o Prêmio Sua Gota faz a Diferença. O envio das iniciativas de 2022 deveriam ser realizadas até sexta-feira, dia 28 de outubro, mas a organização decidiu por adiar a data de inscrições para o dia 14 de novembro.
Este ano, as categorias de inscrição estão divididas em três modalidades: vídeos, desenhos e podcasts. As atividades devem ter sido desenvolvidas usando o tema central do projeto Gota d’Água, que é “Mudanças Climáticas: o clima muda, e nossas vidas também”, e respeitar o público de cada categoria: Educação Infantil e Ensino Fundamental I para vídeos; Ensino Fundamental I e II para desenhos; e Ensino Fundamental II e Ensino Médio para podcasts.
O anúncio dos finalistas acontecerá no dia 24 de novembro e a entrega dos certificados de Destaques do Ano 2022 e do Prêmio sua Gota faz a Diferença, se dará no dia 14 de dezembro, no Museu da Água, em Indaiatuba (SP).
A banca julgadora das atividades será composta por representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e por especialistas das áreas de educação, recursos hídricos e meio ambiente. O anúncio dos integrantes também será realizado junto com os nomes dos finalistas.
O plantão de dúvidas está ativo para esclarecimentos sobre o projeto, premiação e inscrições, pelo e-mail ambiental@agua.org.br ou pelo whatsapp: (19) 99100-7745.
Sobre o Projeto Gota d’Água
O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas por ano participam das ações do projeto nas Bacias PCJ.